domingo, 20 de setembro de 2009

Um na multidão

São números do Ministério da Educação. O número de formandos em Administração quase dobrou em um década.
Foram 27 mil em 1994 e agora 50 mil em 2007.
Atualmente estão matriculados nos cursos de Administração 680 mil estudantes, o que indica o tamanho da concorrência e a crescente saturação do mercado de trabalho na área.
Para se destacar no mercado hoje, o profissional precisa ter liderança, visão estratégica e qualificação.
As empresas precisam do profissional que enxergue além, que seja bem informado, constantemente atualizado e que possa tomar decisões mais complexas.
Ele tem que ser, antes de tudo, um estrategista, um empreendedor.
O empreendedorismo não se restringe às práticas mais convencionais, como abrir o próprio negócio. Significa identificar oportunidades de mercado para que a empresa dê saltos de qualidade e faturamento.
Além disso, a liderança sempre foi a marca do administrador eficiente. Mas, hoje, as empresas estão bem menos verticalizadas. Estão desaparecendo o organograma complexo, diversos níveis hierárquicos entre o presidente e o chão de fábrica e a enorme burocracia das empresas.
Também estão em extinção os chefes autoritários e controladores. Esse modelo caducou, explica Tharcisio Souza Santos, vice-diretor da Faculdade de Administração da Faap.

Veja artigo completo na Revista do Administrador Profissional n° 279, de Setembro/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário