Ser dono do próprio negócio é interesse de muitas pessoas, porém com base nas estatísticas percebemos que muitas empresas não completam um ano de vida. Parte desse número se deve aos mitos sobre a vida de empresário.
São eles: a ideia de que irá trabalhar pouco e ganhar muito dinheiro e o raciocínio de que não terá mais de se preocupar com horários fixos de trabalho. Liberdade enfim.
Vamos começar pelo mito trabalhar pouco e ganhar muito dinheiro. Esse é o primeiro equivoco cometido pelo empreendedor. O empresário no início do negócio é o que mais trabalha. Geralmente, se é o principal conhecedor do ramo em que atua. Torna-se automaticamente, homem de frente, o negociador da empresa. E se deseja construir a imagem de sua empresa de acordo com valores e princípios que acredita terá de estar sempre à frente da organização.
Outro fator importante refere-se a ganhar muito. Logo no início da atividade da empresa o patrão perceberá que será o último a receber e o primeiro a pagar. Só recebe quando a empresa lucra. Funciona assim: trabalha, fatura, paga a todo mundo (funcionários, credores) e do que restar receberá uma parte, que chamamos de lucro. O lucro é proporcional ao trabalho. Para ganhar muito você terá de trabalhar muito, mas muito mesmo.
O segundo mito é sobre o fato de não precisar cumprir mais horários rígidos. É sim verdade, em parte, mas agora você também não terá mais tanto tempo livre. Se antes você tinha apenas um patrão agora como empresário você terá vários e vai gostar disso. Cada cliente é um patrão em potencial. O seu horário de trabalho será determinado por sua agenda com cada cliente. No caso de atraso você não vai tomar uma bronca apenas, mas irá perder toda uma negociação.
Além de todo aspecto pedagógico de se cumprir horários. Quando a sua empresa contratar vários funcionários. Se você for um líder relapso com os compromissos como vai ter autoridade para cobrar o mesmo de seus funcionários. O exemplo é a melhor forma de educação.
Concluindo, abrir uma empresa, ser dono do próprio negócio implica em muita dedicação e compromisso com resultados. Temos que avaliar nossa decisão do ponto de vista técnico e também sob a ótica do que é real e do que ilusão diante do fato de empreender. Essa concepção sistêmica proporciona maior consistência em nossos planos de sermos empresários bem sucedidos.
Pense nisso e reveja seus valores.
Autor: Tiago Lira Vieira
Publicado em: 26/07/2011, no site: www.qualidadebrasil.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário