Como criar um programa de relacionamento com os clientes na sua empresa? O cliente é o foco principal de toda empesa. Prolongar a relação de consumo entre cliente e fornecedores é o objetivo principal das organizações.
O sistema de relacionamento com os clientes proporciona a empresa maior proximidade com seus clientes.
Vamos ao modo de implantar esse sistema. A orientação que passo neste caso é iniciarmos tal atividade com a elaboração de um plano sobre os objetivos a serem alcançados.
Reúna toda equipe de trabalho e explique sobre a importância de se criar um sistema de relacionamento com os clientes. Influencie cada colaborador a participar desse projeto.
Faça uma análise do cadastro de todos os clientes que a sua empresa atende. Verifique questões básicas como nome, endereço, data de aniversário. Procure informações mais relevantes como data da última compra, valor da mercadoria adquirida, forma de pagamento, o produto comprado. Alguma observação ou promessa feita na data da última compra.
A seguir análise o histórico de compras de cada cliente. A frequência que vem a sua loja. Siga traçando perfis entre os seus clientes para delinear possíveis e futuras promoções específicas. Você pode fazer isso por idade, sexo, estado civil, renda, tipo de compras. Seja inovador nesta tarefa.
A terceira fase atualize todos os dados, ligue para os clientes, confirme dados básicos, acrescente nova s informações, e-mail, pergunte se o cliente utiliza alguma rede social, se gostaria de ver sua empresa disponível neste formato, para contatos mais rápidos.
A quarta dica é: com o seu quadro de clientes segmentados proporcione a eles promoções que os farão ir a sua loja comprar. Trabalhe com o desejo de seus consumidores.
O relacionamento de sua empresa com os clientes vai melhorar muito caso aceite tais recomendações e as pratique com disciplina. Pequenas ações geram grandes resultados.
Autor: Tiago Lira Vieira
Publicado em 13.09.2011, no site: www.qualidadebrasil.com.br
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