segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Aspectos da Liderança

Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente, visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.
Ao trabalhar com pessoas e conseguir que as coisas se façam através delas, sempre haverá duas dinâmicas em jogo – a tarefa e o relacionamento.
É comum o líder perder o equilíbrio se concentrando em uma das dinâmicas em detrimento da outra.
Se nos concentrarmos nas tarefas e não em relacionamentos, podemos ter rebeliões, má qualidade do trabalho, baixo compromisso, baixa confiança e outros sintomas. Mas, o líder que não estiver cumprindo as tarefas e só se preocupar com o relacionamento não terá a sua liderança assegurada.
A chave da liderança é executar as tarefas enquanto se constroem os relacionamentos.
Tudo na vida gira em torno dos relacionamentos – com Deus, conosco, com os outros. Isso é especialmente verdadeiro nos negócios, porque sem pessoas não há negócios. Famílias saudáveis, times saudáveis, igrejas saudáveis, negócios saudáveis e até vidas saudáveis falam de relacionamentos saudáveis.
Os líderes verdadeiramente grandes têm essa capacidade de construir relacionamentos saudáveis com os clientes, empregados, donos e fornecedores para assegurar um negócio saudável.

Ex-libris “O monge e o executivo” – James C.Hunter

Um comentário:

  1. Gostei imenso. Dá alegria vir à net e ler coisas assim. Em meio a tantas tolices, encontrar pérolas compensam toda uma noite de buscas.
    Obrigado, companheiro. Em frente.

    ResponderExcluir