sábado, 10 de dezembro de 2011

Reuniões, úteis ou não?


Dizemos que hoje não fazemos mais nada do que participarmos de reuniões.

Quando começei na carreira como ajudante de caldeireiro/soldador a preocupação era executar a tarefa.

Depois fui crescendo até ser gerente industrial e percebi que realmente a reunião, dependendo do nível hierárquico e responsabilidades adquiridas, torna-se fundamental.

O funcionário executante se foca na tarefa e nos níveis de decisão, aí sim, a reunião torna-se muito importante.

Uma organização e, melhor, um Sistema de Gestão, são formados por um conjunto de processos interligados como fornecedores e clientes internos.

Para tomada de decisões devem estar frente a frente e não usarem e-mail.

Este é comodo, mas ineficaz.

Você como cliente, se tiver que reclamar de um fornecedor, seja um processo interno, seja uma loja, um prestador de serviço na sua casa, o que é melhor?

Enviar um e-mail ou estar cara a cara com o mesmo? Acertos e ações serão muito mais eficazes.

Pertencendo a uma organização precisamos planejar e fazê-lo em equipe, afinal somos um sistema de gestão. Com a reunião conseguimos juntar os gestores dos processos, alinhar conhecimento e objetivos, estar frente a frente com nossos clientes e fornecedores internos.

A recomendação é fazer reuniões objetivas de no máximo uma hora para definir ações e não para resolver problemas.

A reunião deve ser para:

-Juntar os envolvidos;
-Alinhar o conhecimento do problema ou assunto;
-Definir responsabilidades e prazos;
-Planejar ações, objetivos e metas.

Não reclame de reuniões de mais, já que você agora faz parte da administração.

Se não quer mais participar de reuniões, pode voltar a ser funcionário executante.

Autor: Carlos F.S. Lagarinhos

Publicado em: 06/11/2011, no site: www.qualidadebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário