quarta-feira, 7 de março de 2012

Carreira: É vital se conectar


Reid Hoffman diz que todos deveriam agir 'como empresários de si mesmos'


Em entrevista ao jornalista Joe Schram do The Wall Street Journal, o cofundador da LinkedIn Corp., Reid Hoffman, um veterano na área de tecnologia, apesar dos seus 44 anos, formado pela Universidade de Stanford, tornou-se um dos "investidores anjos" mais ativos do Vale do Silício, distribuindo dinheiro e conselhos para então incipientes firmas novatas como a Facebook Inc., o site de compartilhamento de fotos Flickr [agora de propriedade da Yahoo Inc.], e a empresa de jogos para redes sociais Zynga Inc. Em 2003, ele fundou a LinkedIn, onde agora atua como presidente executivo do conselho de administração.
Com 150 milhões de membros e nove anos de história, o LinkedIn é o principal site de relacionamentos profissionais. A partir de 27 de fevereiro, nove meses depois de realizada a oferta pública inicial, a empresa passou a ser rentável e tem hoje um valor de mercado de quase US $ 9 bilhões.
À medida que a concorrência aumenta suas ofertas para profissionais, o diretor-presidente Jeff Weiner e Hoffman estão cada vez mais focados nos usuários, na receita e no lucro.
O conhecimento de Hoffman merece destaque em algumas de suas respostas.
Ao ser perguntado "O diretor-presidente da Facebook, Mark Zuckerberg, disse que quer chegar a 1 bilhão de usuários. O sr. tem um objetivo semelhante para o LinkedIn? Sua resposta "a meta final é ser a rede profissional do mundo. Não só para executivos, mas também para assistentes e donos de pequenas empresas. Talvez isso represente aproximadamente um quarto da população do mundo."
Quanto a dualidade crescimento do LinkedIn versus tempo de utilização, considera "nosso objetivo não é fazer com que você passe mais tempo [no site]. Nosso objetivo é que você faça mais coisas de forma mais eficaz. Estamos tentando ampliar nossa utilidade, em termos de sermos capazes de resolver certas tarefas. Aprofundar e ampliar o conjunto de tarefas que você pode fazer numa base diária e semanal — como manter-se informado, encontrar as pessoas certas, os recursos de que precisa. O indicador não é o tempo, é a eficiência produtiva."
Uma dica importante para estes tempos complexos. Ao ser perguntado sobre seu livro, "The Start-up of You" (algo como "Seu Novo Empreendimento: Você"), enfatiza "todo o indivíduo tem de se ver como empresário de sua própria vida. Você investe em si mesmo? Como você estabelece bons planos e estratégia? Como assume riscos inteligentes? Como se adapta ao futuro? Se você não fizer isso, estará em sério risco."
Sua visão como empresário e portanto de quem contrata pessoas, responde sobre qual a melhor maneira de administrar a carreira; "é preciso investir nas suas habilidades de construir uma rede de contatos. Verifique se você está conectado com pessoas de fora da sua empresa. E descubra as novas regras do jogo."
E sobre o futuro ou próxima fase das redes sociais? Hoffman declara "há ainda muito espaço para redes sociais interessantes. Eu investi há pouco tempo na Edmodo, uma rede social para professores e alunos do ensino médio. As redes sociais vão ficar mais enraizadas na vida das pessoas. Há ainda muita profundidade para ser explorada, em termos das formas em que [uma rede] social pode ser usada para ajudar as pessoas a navegar suas vidas."
E você, quão conectado está? Aguardo seus comentários. Bom trabalho. Boa sorte.


Fonte: www.administradores.com.br

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