quarta-feira, 28 de março de 2012

Quais destes 40 motivos impedem sua empresa de obter sucesso na área comercial?

Nas empresas não faltam planos, mas efetivas ações de implementação.
 
A condução de um projeto comercial de forma precária pode provocar grandes estragos, com clientes fechando portas, “queimando” a marca e a empresa.
 
Consumidores e revendedores são extremamente resistentes em voltar atrás de uma decisão tomada, e temos que considerar que recuperar um cliente custa substancialmente muito mais do que conquistar um novo.
 
Na área comercial  a insistência no erro provoca rejeição e com esta vem o temido “NÃO”.
 
Não existe “NÃO” sem motivos. A busca das razões permite aprender sobre os revendedores, consumidores e concorrentes. São opiniões que, além de importantes, são determinantes. Nas raízes das razões  estão os motivos que podem conduzir ao  “SIM”.
 
Veja 40 barreiras para sucesso:
 

    Manter ativos os clientes;
    Prospectar clientes;
    Prospectar negócios;
    Restrição de crédito aos clientes
    Adequação logística para atendimento de pedidos na data;
    Mercado tem baixa aceitação de alguns produtos;
    Problemas com equacionamento da produção para atender a carteira de pedidos;
    Fragilidade da marca;
    Ruídos na comunicação com o mercado;
    Conflitos com o departamento de administração de vendas;
    Equipe de vendas sem sintonia com os objetivos da organização;
    Dificuldades para estabelecimento de metas de vendas;
    Oscilação demasiada no atendimento dos objetivos mercadológicos;
    A empresa tem pouca identificação com os consumidores;
    Insucesso no resgate de clientes inativos;
    Morosidade nas respostas ao mercado;
    Atendimentos parciais de pedidos, com cancelamento de saldos;
    Altos gastos com frete devido a fracionamento de pedidos;
    Morosidade na recepção de pedidos, provocando desorganização no processo produtivo;
    Fragilidade de comando e liderança no gerenciamento de equipes;
    Pouca dedicação e comprometimento dos representantes comerciais;
    Acomodação e morosidade dos vendedores em regime CLT;
    Ausência de Programa de Incentivo às equipes de campo;
    Falta de Incentivo aos revendedores;
    Produtos mal expostos e sem visibilidade no mercado;
    Escassez de material de propaganda nos pontos de vendas;
    Dificuldade para recrutamento de vendedores e representantes comerciais; 
    Pouco conhecimento de mercado para abertura de novas áreas de vendas;
    Vendas demasiadamente concentradas em poucos clientes;
    Linha estreita de produtos, dificultando visitas e argumentações;
    Dificuldade em agendar visitas e fazer apresentações;
    Fragilidade no trabalho pós-venda;
    Relatórios de desempenho não fornecem informações suficientes para tomada de decisões;
    Taxa de sucesso nas propostas e apresentações de vendas é baixa;
    Quantidade de propostas de vendas é baixa;
    Imagem do produto e da marca, apesar do trabalho de mídia, não consegue notoriedade entre clientes e revendedores;
    A rotatividade de vendedores e representantes leva a significativa perda de clientes;
    Carência de desenvolvimento de uma matriz de características e benefícios para estruturação de argumentação de vendas;
    Fragilidade na refutação das objeções;
    Deficiência no planejamento de roteiros e contatos.

 
 Absorvidos por alguns problemas, cujas soluções se mostram complexas, gestores acabam não se dando conta de outras questões que corroem seus resultados.
 
Adicionar a competência de especialistas nesse processo é importante, afinal um jeito diferente de ver as questões traz soluções normalmente não pensadas.
 
Em debates, fala-se muito de “vantagens competitivas”, mas poucos se dão conta que as rejeições são frutos de “desvantagens comparativas”.
 
Com tantas ofertas, os clientes dizem o tempo todo: Compro seu produto se você tiver um argumento melhor do que seus concorrentes.
 
Você tem?

 Ivan Postigo
Diretor de Gestão Empresarial
Articulista, Escritor, Palestrante
Postigo Consultoria Comunicação e Gestão
Fones (11) 4526 1197 / (11) 9645 4652
www.postigoconsultoria.com.br
Twitter: @ivanpostigo
Skype: ivan.postigo

Publicado em 28-Feb-2012, no site: www.gestopole.com.br

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