domingo, 2 de setembro de 2012

A importância do Coaching em se especializar




Atualmente o Coaching vive um grande momento sendo reconhecido tanto no mundo corporativo como na vida pessoal por isso é essencial que este profissional esteja preparado para atender as demandas especificas do mercado, fugindo assim do estigma do pato que pensa que sabe nadar, voar e andar, mas na realidade não faz nenhum deles direito.

O Coach por si só é um profissional especialista em mudanças de comportamentos, definir objetivos e principalmente realização, enfim faz acontecer.  Por isso muitas vezes acaba se tornando um generalista já que atua em diversas áreas, do life coaching até bussiness coaching, com receio de não manter uma carteira de clientes ativa.

Em minha opinião a especialização é o caminho, parece um paradoxo, mas vou explicar.

Ao se especializar o Coach se torna mais empático, o rapport ocorre com mais naturalidade, o processo se torna mais simples e intuitivo aos coaches, facilitando assim a sua evolução.

Alem disso o processo se torna único e não uma receita de bolo que se aplica a todos ou a qualquer um, o Coaching deve ser exclusivo, quando se escolhe uma especialidade a mensagem se torna mais poderosa e com isso os resultados surgem mais rapidamente.

A pergunta que deve ser feira é: o Coachee irá se interessar por um processo exclusivo ligado as suas necessidades ou um processo genérico que se encaixa em diversos nichos?

Este posicionamento é um diferencial já que o Coach especialista tem mais propriedade para orientar e apoiar o Coachee na descoberta de suas crenças e valores, na superação dos obstáculos que surgem nesta jornada alem de alavancar os seus resultados.

O Coach especialista entra em sintonia com mais facilidade e tranqüilidade em todos os níveis com isso conseguindo se colocar na pele de seu cliente e assim escolhendo as melhores ferramentas, abordagens e estratégias para auxiliar o cliente a alcançar o objetivo estabelecido.

Quando o Coach se especializa sua credibilidade aumenta, pois os resultados de seus coahees são reconhecidamente superiores.


Roberto Recinella  |  Publicado em: 24/08/2012, no site: www.qualidadebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário