quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O processo de team building



Team building ou construção de equipe é um processo de intervenção no sistema humano das organizações, que tem por finalidade promover mudanças significativas de posturas, conhecimentos, sentimentos, atitudes e comportamentos, nas pessoas e nos grupos.

Esse processo ajuda as pessoas a ampliarem sua percepção e os canais de comunicação a melhorar as relações de confiança, a canalizar sua energia para os resultados que desejam alcançar, a avaliar suas percepções quanto a qualidade de suas interações e identificar aqueles aspectos que interferem no seu relacionamento pessoal e no funcionamento do grupo.

Permite trazer à tona as potencialidades e dificuldades das pessoas e dos grupos, o que facilita a assunção de atividades sob baixo nível de comando, permitindo uma utilização mais adequada do potencial humano e conseqüentemente a autogestão e o alcance dos resultados contratados. Contribui com a integração e o desenvolvimento dos grupos, conduzindo o mesmo a analisar os comportamentos manifestos e subjacentes à realização das suas atividades, trazendo a tona o seu modo de funcionar, o que possibilita uma revisão das condutas dos seus participantes e da dinâmica do grupo.
Para que a construção da equipe aconteça, seus participantes precisam adquirir conhecimentos que lhes possibilitem entender melhor dinâmica das pessoas, fenômenos de grupo e também adquirir ferramentas que os ajudem a lidar adequadamente as relações interpessoais. O foco está na melhoria das relações interpessoais com a finalidade de remover os obstáculos que impedem o alcance dos objetivos.

Porque realizar team building?

Sabemos que as relações interpessoais em uma organização, surgem da interação entre os seus membros, pelo simples convívio ou por exigência das situações de trabalho. A forma como essa interação se estabelece pode gerar fatores facilitadores (comunicação aberta, cooperação, respeito, amizade, etc.), ou restritivos (sentimentos de antipatia, rejeição, afastamento, etc.) o que afeta a obtenção dos resultados acordados ou desejados.

Portanto, perceber a qualidade dessa dinâmica, fornece informações para a melhoria da qualidade dos processos de trabalho, do relacionamento, e da vida das pessoas. O que pode contribuir para que as pessoas se tornem mais produtivas e felizes.

Por isso, a compreensão do funcionamento do grupo, a partir da interação entre seus membros é a chave para a efetividade do trabalho, já que as pessoas passam a maior parte do seu tempo, principalmente do seu dia de trabalho, dentro de grupos.

Daí a importância de isolar o grupo das pressões do seu cotidiano para que as pessoas, em sessões de team building, analisem e avaliem a qualidade das suas relações para assim poderem identificar:

    Como está a sintonia do grupo com os valores e cultura da Organização;
    Se, possuem conhecimentos, habilidade e atitudes necessárias ao cumprimento dos seus papeis;
    Se, têm, de fato, clareza dos objetivos, estratégias e papéis a cumprir;
    Se, estão comprometidos com a missão e visão da empresa ou de suas áreas.

Com esse diagnóstico, o grupo pode promover melhorias nas relações interpessoais e no trabalho que executa com reflexo nos resultados da empresa.

Quando um grupo se transforma em uma equipe?

Um grupo se transforma em equipe quando passa a prestar atenção à sua forma de operar, procura resolver os problemas que afetam o seu funcionamento e incorpora à sua dinâmica, as habilidades de diagnose e de resolução de problemas.

Os resultados do processo de team building, faz com que os participantes dos grupos:

    Compreendam seus objetivos e se engajem em alcançá-los de forma compartilhada;
    Estabeleçam uma comunicação verdadeira entre os seus membros, onde opiniões divergentes são compreendidas e estimuladas;
    Assumam riscos porque a confiança é ampliada;
    Utilizem as habilidades complementares dos membros para alcançar melhores resultados;
    Tenham respeito, mente aberta e cooperação em nível elevado;

Com os níveis da tarefa e sócio emocional harmonizados.

O processo de team building também contribui na condução dos grupos ao estágio de uma equipe de elevado desempenho, onde as pessoas passam a entender que tem a responsabilidade de, no seu dia a dia, gerenciar a si mesma e o trabalho que fazem com o mínimo de supervisão direta, passando a lidar com as atribuições do seu cargo, tomando decisões em relação ao trabalho que fazem e aos problemas que afetam o seu funcionamento. Mas este é outro tema.


Nilso Tonioli  |  Publicado em: 09/08/2012, no: site www.qualidadebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário