sábado, 2 de fevereiro de 2013

A Arte de Compartilhar


 
Pode parecer estranho esse tema, ainda mais para a minha geração ( anos 60) que aprendeu a JOGAR PARA GANHAR, A VIDA É UMA GUERRA, TODOS SÃO RUINS ATÉ QUE PROVEM O CONTRÁRIO, enfim, uma séria de crenças e paradigmas que tive que me LIBERTAR  e ressiginificar para um novo momento. E afirmo, meus amigos, MUITO BOM TER MUDADO e isso há 15 anos, quando falar em ser um LÍDER HUMANO parecia CONTO DA CAROCHINHA. Fui muito criticada por meus métodos, alguns ficaram mesmo irritados e apostavam em meu fracasso, mas ESTOU AQUI para provar que é possível Liderar e compartilhar e MESMO ASSIM TER RESULTADOS.

As pessoas tem tanto medo de perder seus lugares, empregos, PODER  que buscam, desesperadamente, centralizar  e esconder as informações, não passar adiante o conhecimento, enfim , não é a competência que prevalece é a esperteza e é por isso que hoje, muitas empresas praticam um VERGONHOSO DESPERDÍCIO DE TALENTOS.

As novas gerações vem ensinando muito a todos nós, especialmente, no mundo corporativo-  conhecido como A  SELVA , onde acredita-se que VOCÊ TEM QUE MATAR UM LEÃO POR DIA , é a GUERRA DECLARADA. Questionam as hierarquias, trabalham melhor em time, gostam de desafios, questionam o STATUS QUO, e acima de tudo , privilegiam e respeitam a LIDERANÇA SITUACIONAL E AQUELES QUE COMPARTILHAM.

E assim, os jovens gênios da tecnologia vem ensinando à velha geração (que levou décadas para fazer fortuna centralizando e escondendo informações) que é possível grandes conquistas compartilhando suas ideias com o mundo – GOOGLE, FACEBOOK, etc.

E para não deixar de citar exemplos nacionais, temos um grande empresário, RICARDO SEMLER  que revolucionou a empresa do pai  - a SEMCO, quase falida na época , década de 70 e hoje ele é citado em mais de 170 cursos fora do Brasil, pelo sucesso e , também, pela maneira de LIDERAR .

E SABE O QUE O RICARDO SEMLER FEZ??

C O M P A R T I L H O U     A       L I D E R A N Ç A.

Criou um ambiente de confiança mútua, onde o importante é o RESULTADO  e não as horas trabalhadas. QUE INDEPENDENTEMENTE, DO LUGAR DE TRABALHO (pode ser a sua casa, a praia, enfim) O MAIS IMPORTANTE É A RESPONSABILIDADE EM ENTREGAR O RESULTADO.

Como eles conseguem isso??? COMPARTILHANDO INFORMAÇÕES, TODOS - EM QUALQUER POSIÇAO, FUNÇAO -  TEM O DIREITO A TOMAR DECISÕES CORRETAS BASEADOS EM INFORMAÇÕES CLARAS , PRECISAS, em vez do modelo ultrapassado onde meia dúzia decide pelos demais. Nos modelos tradicionais e ultrapassados de gestão ,apenas a alta cúpula se acha inteligente o suficiente para ter acesso à informação e para decidir.

Cada vez mais, as empresas cientes de seu papel , trabalham em projetos cuja participação nada tem a ver com o cargo e sim com o talento e vontade de participar e CONTRIBUIR.

A visão sistêmica, e não a departamental, vem sendo exigida dos novos líderes.

O LEMA AGORA É FORTALECER PESSOAS, AGIR EM EQUIPES E ACABAR COM AS VAIDADES E O INDIVIDUALISMO.

QUER SUBIR NO PODIUM SOZINHO??

Então cai fora da LIDERANÇA  e vira atleta,  e mesmo no PODIUM, já são muitos os atletas que agradecem à sua equipe, técnico, enfim, ELES SABEM QUE SUA VITÓRIA FOI GRAÇAS A UM ESFORÇO CONJUNTO.

NINGUÉM VAI A LUGAR ALGUM SOZINHO.

Portanto, você que é LÍDER...

INSPIRE, TRANSPIRE, COMPARTILHE OU SAIA DA FRENTE.


Marynes Pereira, publicado em 20/11/2012, no site: www.qualidadebrasil.com.br

Profissional com mais de 25 anos de experiência atuando como executiva nas áreas de Gestão Estratégica e de Pessoas, Marketing, Vendas e Fra ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário