sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Os 10 Trabalhos do CEO Moderno


  1. Priorize o Acionista acima de tudo

        Persiga Resultados Superiores
        Divida a Estratégia, suas oportunidades e riscos
        Imponha excelência em Governança
        Cultive a Confiança e Transparência
        Pratique Comunicação contínua e eficaz

2. Priorize o Cliente tanto quanto o Acionista

        Conheça, defenda e valorize os Clientes Atuais
        Agregue Valor Real Percebido e alinhe seu Marketing a ele
        Relacione-se pessoalmente com os Mais Rentáveis (ou potencialmente rentáveis)
        Identifique e se posicione antecipadamente nos Novos Targets e Mercados

3. Trate o Colaborador como se fosse um Cliente

        Cerque-se dos Melhores Talentos nas melhores posições
        Contrate Pessoalmente os Novos Líderes
        Cobre Resultados: premie sucessos e puna fracassos

4. Seja Guardião da Missão, Valores e Marcas Corporativas

        Conheça e respeite profundamente a Origem e História da empresa
        Lidere pelo Exemplo - “walk the talk”
        Compartilhe poder e decisão, mas mantenha a hierarquia de forma clara
        Monitore o alinhamento da Cultura Corporativa: mind-set decisório X práticas reais
        Nunca prostitua suas Marcas: domine suas identidades

5. Compreenda e monitore obsessivamente seu Entorno Competitivo

        Mapeie seus Stakeholders e Cadeia de Valor: entenda seus interesses e poder de influência positiva ou negativa em seu negócio
        Conheça seus Concorrentes diretos e indiretos
        Conheça os Entrantes de Outros Setores; anteveja rupturas
        Nunca descole seu negócio da Economia macro e setorial
        Entenda as Tecnologias que norteiam, impactam ou podem impactar seu negócio
        Crie uma Rede de Informação contínua e eficaz; participe de redes existentes
        Desenvova Networking com os agentes de seu entorno de negócios

6. Oriente-se para gerar Resultados E Valor

        Gerencie o Curto e Longo Prazos racionalmente e em equilíbrio
        Resultados são tudo na vida do CEO: consense o que precisa entregar antes do jogo começar
        Nunca menospreze os Fundamentos Econômicosde seu modelo de negócio e setor de atuação
        Descubra os Motores de Valor de seu negócio (core-business) e alinhe suas core-competences
        Equilibre performance e valor, curto e longo prazo, Tangíveis e Intangíveis
        Não mude a Estratégia toda hora, mas saiba quando mudar de estratégia
        Garanta a implementação e o PDCA do Planejamento Estratégico
        Monitore obsessivamente Performance e Resultados
        Alinhe os modelos de Compensação e Recompensa

7. Maximize a eficácia em Custos e Despesas

        Descubra Ineficiências - sempre há o que cortar
        Aprenda com os erros; sistematize e cultive as Lições Aprendidas
        Demita os Colaboradores quem não performarem e/ou não tiverem os valores da empresa
        Cerque-se dos Melhores Parceiros Estratégicos como fornecedores
        Seja fiel ao Orçamento: não inche a empresa ou aceite investimentos supérfulos
        Seja o melhor amigo do CIO e do COO de sua empresa
        Torne TI e Internet (velocidade e informação) tudo que pode ser TI e Internet

8. Potencialize a Inovação

        Encontre Diferenciais Significativose sustentáveis perante a concorrência; busque oceanos azuis
        Formalize o modelo de Empreendedorismo interno
        Crie Processos Sistemáticos que possibilitem e premiem a inovação e a criatividade
        Persiga Rupturas Relevantes ao padrão vigente na indústria

9. Opere de forma Sustentável

        Defenda Causas alinhadas ao seu core business; fuja do oportunismo
        Pratique a Sustentabilidade Triple Bottom Line em seu modelo de negócio
        Instile a cultura de Sustentabilidade de Valorem todos os colaboradores
        Aja eticamente; respeite Contratos e Compromissos assumidos
        Cumpra Leis e Regulamentações
        Busque a Diversidade como fonte de valor

10. Torne-se irrelevante criando Processos Excelentes

        Desenvolva um Chassis Corporativo (arquiteturas, processos, organogramas, fluxos) que maximize seus vetores competitivos
        Sistematize o Modelo de Gestão
        Gerencie o Conhecimento Corporativo e torne-o "ready to use"
        Implemente modelos de Qualidade e Excelência, normatize o que puder


Daniel Domeneghetti, publicado em 04/12/2012, no site: www.qualidadebrasil.com.br

Especialista em estratégia corporativa, top management consulting, gestão de ativos intangíveis e valor sustentável é sócio do Grupo ECC

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