Sistema é um conjunto de partes interligadas e interdependentes formando um todo.
É importante manter uma visão global ao buscar soluções em função do todo abrangido pelo problema que se deseja solucionar.
Para isso, não se pode deixar de considerar que o sistema é constituído por um conjunto de elementos que, apesar de diferenciados, trabalham ou funcionam em função do todo.
Essas partes que formam o sistema, apesar de diferenciadas, são interdependentes, isto é, uma influencia a ação da outra. Qualquer modificação introduzida em uma unidade ou no seu funcionamento repercute nas demais e, por conseqüência, no todo.
Além disso, existe uma troca permanente de energia entre as organizações e o meio ambiente. Em qualquer processo, a matéria-prima passa por um processamento e depois é devolvida ao ambiente sob a forma de produto ou serviço.
As organizações, então, importam, transformam e exportam energia para o ambiente e reiniciam o ciclo constantemente.
Em qualquer caso, todo sistema é, ao mesmo tempo, um conjunto de sub-sistemas e uma simples unidade de outro sistema maior.
E o que o Administrador tem a ver com isso???
Ao Administrador é fundamental ter presente essa visão sistêmica porque nenhuma ação é isolada, nenhuma decisão se encerra em si mesma, até porque ele está dirigindo uma equipe e não um certo número de indivíduos que cumprem tarefas estanques.
Além de desenvolver o aspecto motivacional, motor da melhoria da eficiência, abre-se a possibilidade de incorporar estruturas organizacionais flexíveis que levem em conta a cultura e as características da empresa e de sua relação com o meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário