Desenvolvimento de Equipes
A visão sistêmica e os conceitos modernos de trabalho têm desfeito o equívoco de que quanto mais isolado o indivíduo, mais deverá concentrar-se em suas tarefas. Quando as pessoas interagem, têm tarefas complementares, compreendem a interdependência de suas funções, tornam-se mais cooperativas e as deficiências de uns são compensadas com as habilidades de outros.
Tendo em vista que no passado aprendemos nossos trabalhos sempre individualmente, torna-se necessário melhor compreendermos o funcionamento e o desenvolvimento de equipes, para um desempenho mais produtivo e, sobretudo, agradável.
O desenvolvimento de equipes tem a finalidade de criar, manter e renovar um grupo de indivíduos que devem trabalhar juntos num certo número de atributos que lhes permitam alcançar seus objetivos. Essa conceituação compreende uma série de objetivos específicos:
- aprimorar a capacidade coletiva de resolução de problemas que afetam o desenvolvimento do grupo;
- tornar o grupo consciente dos processos sociais que desenvolveu e de direção que estão levando;
- tornar cada indivíduo mais apto a compreender seu papel, suas contribuições e suas responsabilidades em relação ao grupo;
- dar uma melhor compreensão da missão do grupo – sua finalidade e seu papel no contexto da dinâmica global da organização e do ambiente;
- incrementar a comunicação a respeito de assuntos que afetam a eficiência do grupo;
- permitir maior colaboração e sentido de interdependência entre os membros do grupo;
- aumentar a capacidade de trabalhar com outros grupos da organização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário