Uma das leis de administração que chamamos de Princípios de Peter, segue mais ou menos a seguinte teoria:
1. Todo mundo é competente, por isto foi contratado.
2. Os mais competentes irão sendo promovidos na carreira, de tempos em tempos.
3. Até chegarem ao seu nível de incompetência, a partir do qual os promovidos serão os outros.
4. No limite, todos eventualmente serão promovidos ao seu nível de competência, até o Presidente.
Obviamente não é bem assim, mas o que a teoria alerta é que a última promoção que lhe demos pode ter sido um erro de avaliação.
Tanto é que você era feliz no cargo anterior, e agora está estressado, não está dando conta do recado e assim por diante.
Você abriria mão dos 1.800 reais a mais que você ganhou na última promoção, se tanto, para voltar ao cargo anterior, que era o seu nível de competência?
Claro que sim. Você era feliz, e sabia.
Mas mais uma vez as leis trabalhistas deste país não permitem que você volte ao seu nível de competência.
A empresa é obrigada a despedi-lo, para que sua incompetência neste novo cargo não prejudique o resto da sociedade. O correto seria devolver o seu cargo anterior, aquele que estava no nível de sua competência. Este seria um mundo justo, e feliz. Mas não podemos fazer isto, as leis não permitem.
Um dos segredos para não ser despedido no futuro é recusar toda promoção que o leve ao seu nível de incompetência.
É o que falta neste país, um mínimo de auto crítica, e menos arrogância.
Tem gente que aceita cargo de (ad)Ministro, sem saber o mínimo de administração. Acha que o convite é uma honra, e não uma enorme responsabilidade social.
Aceitam (ad)Ministrar sem conhecimento.
Nas empresas isto também ocorre. Existem profissionais de outras áreas que acham que administrar é geneticamente transmitido, e não um conhecimento adquirido. Que administrar requer somente "bom senso" e não um Mestrado de 24 meses, Que administrar, qualquer um com experiência sabe fazer.
Nossos Conselhos de Administração, nossa Imprensa, nossos Professores de Administração falharam no seu marketing profissional, e por isto este país ficou parado por 500 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário