quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A formação do Líder XLVIII



A Motivação


As necessidades

O surgimento da necessidade é determinado pelo estado de insatisfação, combinado à tensão interna decorrente do desequilíbrio psicofisiológico do organismo. Como se sabe, todo sistema organizado vive em busca do equilíbrio hemeostático (consumo = aporte de energia necessária) na relação com o seu meio ambiente.

Quando há ruptura nesse equilíbrio, como por exemplo, uma redução do nível de substâncias nutrientes no sangue, o indivíduo sente fome e essa informação adquire prioridade em seu comportamento, até que ele consuma o alimento requerido pelo organismo.

Outro fator determinante é a carência de fatores apetitivos (produtores de bem-estar) ou o excesso de fatores aversivos (produtores de mal-estar), nas interações do indivíduo com o seu meio ambiente. Está claro que, como o meio ambiente está em constante mutação, provoca no indivíduo, conseqüentemente, um estado de constante procura por desenvolvimento, o que é facilmente perceptível hoje, se lembrarmos de nossa corrida sem fim atrás de todas as novidades tecnológicas que vão se tornando imprescindíveis a cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário