quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Dia Mundial da Segurança em Tecnologia
Publicado em 2-Dec-2010, por Gustavo Rocha
Dois de Dezembro é o dia mundial de segurança na Informatica. Grande coisa, você pode pensar.
Contudo, realmente – e não ironicamente – é uma grande coisa a segurança da informática. Principalmente a segurança da informação que a informática armazena.
Dois pontos são fundamentais para este raciocínio no universo jurídico e um ponto importante socialmente:
1. Petições, teses e arquivos do escritório
2. Processo Eletronico;
3. Dados na Nuvem;
Vamos analisar cada um deles.
1. Petições, teses e arquivos do escritório
Onde você armazena as petições que faz? Numa pasta, certamente. Se for na pasta Meus Documentos, cuidado, você pode perder tudo… Se armazena numa pasta dentro do “C” diretório principal do seu computador, melhor, e ainda melhor se armazena num servidor.
Armazenar num servidor é muito mais que prático e útil. É uma forma também de inibir ataques, de controlar as máquinas, entre outras atividades.
Se você tem um servidor, você pode impedir que usem pen drives nos computadores do escritório, pode monitorar ou bloquear acesso de sites, entre outras atividades.
Este é um início de controle e gestão dentro do escritório. Pensar que segurança da informação é fundamental para você e para o seu cliente.
Se um cliente confia para você um contrato e todos no seu escritório tem acesso, aquele funcionário que trabalhou uma semana igualmente acessou, porque todos ficam com senhas ou com usuários administradores, o risco que você tem é enorme.
Muitas vezes o advogado desconhece o que a tecnologia pode fazer por ele. Entretanto, se não conhece, busque quem conhece. Não precisa o advogado mudar de área ou tentar conhecer aquilo que não faz parte de sua atividade fim diretamente (há controvérsias em relação a tecnologia, veja o próximo tópico), mas nada fazer é admitir que não pode gerir o seu negócio.
2. Processo Eletronico;
Quem escolheu o direito porque não gostava de matemática? A maioria… Agora desta maioria, muitos não gostam também de tecnologia. Concordo, hoje em dia o número é bem menor que há cinco anos atrás, mas ainda temos profissionais avessos a informática.
Quando falamos em segurança, piorou. E em relação ao processo eletronico? Aí é como falar em Grego.
O processo eletronico é uma ferramenta que se acessa on line pela internet, utilizando um sistema que identifica o usuário, chamado certificação digital. Até aqui todos os advogados deveriam saber do que se trata.
Agora, não esqueça de uma questão importante: Quem desenvolveu e quem cuida, gerencia esta informação do processo eletronico é o judiciário e não o escritório. Utilizar apenas as ferramentas do processo eletronico para gerenciar o seu negócio é um risco de segurança muito alto.
E se o judiciário entrar em greve junto com o pessoal da informática? Teu cliente liga e pede a cópia daquela petição ou da informação do processo e você está a merce do judiciário e não do seu controle pessoal?
Não caia neste engodo.
Use e abuse do processo eletronico. Ele é uma ideia boa para o judiciário e para a advocacia, desde que você compreenda que a gestão do processo e do seu cliente compete a você e não ao judiciário.
3. Dados na Nuvem;
Cada vez mais se fala em colocar os dados na nuvem, ou seja, hospedar a informação em servidores que acessamos pela internet, quer dizer, colocar a informação na internet.
Claro, as pessoas confundem que colocar a informação na internet é o mesmo que publicizar a informação. Ledo engano.
Colocar a informação na internet é uma forma muito interessante e boa de se fazer um backup, de se ter um documento a disposição quando quiser, enfim, de estar presente independente do computador.
Em bom português, se você colocar seus arquivos (petições) em um servidor on line, tipo Dropbox (acesse aqui) ou usar um sistema on line de controle de processos, e chegar no fórum e precisar ajustar um recurso ou fazer petições com base em outras peças anteriormente elaboradas, basta entrar na internet, baixar o arquivo que quer e pronto, tudo está a sua disposição, sem pen drives, CDs, etc.
Enfim,
Pense bem em como você usa a tecnologia. Ela é e faz toda a diferença no universo onde você está inserido.
_______________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
www.gestao.adv.br | blog.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br
Fonte: www.gestopole.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário