sábado, 11 de dezembro de 2010
Seleção
Publicado em 9-Nov-2010, por Sergio Antonio Meneghetti
Pelo que os artigos têm exposto, é possível ter uma idéia sobre as características que devem predominar no profissional do futuro, futuro este bem perto, mas nós somos seres humanos, e seres humanos ainda são imperfeitos na sua grande maioria.
Se como humanos temos que melhorar, e esta melhora é lenta, ter consciência desta melhora é dar o primeiro passo.
Agora não se trata apenas da nossa melhora particular, mas de princípios básicos para poder ter um emprego, e por conseqüência uma melhoria de vida, ou sendo mais drástico nossa sobrevivência neste mundo.
Se observarmos os acontecimentos, veremos que tem muita gente crescendo materialmente com atitudes menos honestas, outras através de facilidades aparentes, mas o futuro lhes cobrará a alma. Não se iludam, a cobrança para estes está acontecendo, e o tempo se encarregará de dobrar todos aqueles que não estão de acordo com a evolução moral do planeta.
A liberdade aparente que o mundo está experimentando é somente para cada um mostrar realmente a sua cara, ou aquilo que é intimamente, quem tem boas tendências demonstram, e quem tem más tendências também estão colocando as à prova.
“A vida é matemática pura”, quem gerar crédito terá crédito, e quem gerar débito terá que pagá-lo.
Nestes mais de trinta anos de trabalho, já observei várias situações, pessoas com poder dentro da empresa que se desligam e acabam necessitando daqueles que foram seus mais baixos hierarquicamente subordinados, pessoas arrogantes que perderam o poder, pessoas que começaram por baixo e se destacaram, pessoas que mal faziam o necessário e perderam emprego ficando em situação difícil, pessoas ousadas que cresceram particularmente, pessoas boas e solidárias, também pessoas falsas e traiçoeiras, e em quase todos os casos, cada um teve o resultado de suas vidas de acordo com seus méritos.
Muito do que escrevo é para os iniciantes profissionais, estes são mais fáceis de serem modelados num novo perfil, já para quem está no meio do caminho será mais difícil, pois assimilar algo novo é mais fácil do que quebrar velhos vícios e paradigmas.
Existe uma nova psicologia e já se faz percebida por competentes profissionais da área, aqueles que estão percebendo os verdadeiros valores a serem base do trabalho.
Em uma entrevista para um posto de trabalho procure transmitir as seguintes características:
Sinceridade, modéstia, ser realmente você numa entrevista, canalizar todo seu potencial interno com muita fé, esta confiança interna dará bons resultados, principalmente por realçar sua auto-estima.
É normal pessoas exporem algo aquém de sua realidade, e querer impressionar o entrevistador, falam muito do que não são para agradar ou convencer o outro lado, não percebe que o outro lado geralmente tem muito mais experiência e psicologia, colocando logo de cara você para escanteio. Hoje aqueles que selecionam alguém, procuram sentir o íntimo do candidato, e mais valerá uma inexperiência com humildade e vontade de acertar, do que uma experiência carregada de arrogância. Eu particularmente já fiz algumas entrevistas, e a minha percepção dos candidatos foi determinante na escolha, suas experiências profissionais ou escolares ficaram como segundo plano, e não teve nenhum contratado que me arrependi na escolha, todos são boas pessoas e bons profissionais.
“Tenha a coragem moral de ser o que você é”
Naturalmente ter uma boa formação é importante, mas nem todos os bons profissionais tiveram a oportunidade de freqüentar as melhores escolas, por este motivo é injusto por parte das empresas segregar aqueles que foram destituídos das possibilidades.
Você que tem a função na área de Recursos Humanos, seja acima de tudo Humano, seja crítico com aqueles que lhe passam um perfil a ser contratado, lembre-se que o maior Doutor, Filósofo, Sábio, Psicólogo, etc. não cursou as melhores escolas da época.
Do site: www.gestopole.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário