Como faço para melhorar o clima organizacional de minha empresa? As percepções dos funcionários a respeito da empresa, do patrão, dos colegas de trabalho, formam a concepção de clima organizacional dentro das empresas.
Estudos apontam que empresas que se preocupam em manter o ambiente de trabalho harmônico para todos os colaboradores e sócios da empresa obtém melhores resultados. Retém os melhores funcionários, diminuem o desperdício e os erros gerados por negligência.
Vamos às dicas: oriento a amigos e clientes sempre a perceberem a importância deste tema para os negócios.
Passo um: o proprietário da empresa deve convocar uma reunião e explicar a importância dos conceitos de clima organizacional. Nesta oportunidade falar da necessidade da construção de um plano de melhorias do clima.
Passo dois: Formar um grupo de três a cinco pessoas para implantarem um estudo sobre o clima na empresa. Os tópicos a serem pesquisados são justiça e transparência; remuneração e reconhecimento; identificação com a empresa; os recursos matérias da empresa são adequados aos desafios; relacionamento entre os colegas de trabalho; relação com a chefia.
Passo três: Transformar as informações do estudo em um plano de melhoria do clima organizacional.
Passo quatro: Os dados levantados e transformados em plano de melhoria serão apresentados a toda empresa. Uma nova reunião apresentando as informações recolhidas e as ações corretivas definidas a serem implantadas.
A participação de todos os funcionários e requisito para que esse plano de melhorias seja implementado com sucesso. Pequenas ações geram grandes resultados.
Pense nisso e reveja seus valores.
Autor: Tiago Lira Vieira
Publicado em: 26/09/2011, no site: www.qualidadebrasil.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário