"Quando todos pensam igual, é porque ninguém está pensando."
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Publicado no site: www.administradores.com.br.
Você está de olho em seu concorrente? Cuidado, ele também esta perdido!
Se todos os clientes que deixaram de comprar em sua academia fossem
para o concorrente, que tamanho teria essa academia, mais ou menos o de
um estádio de futebol?
E se todos os clientes que deixaram de comprar no concorrente
fizessem matrícula em sua academia, você teria que fazer uma do tamanho
de meio estádio?
Você acha que se não existissem outras academias no bairro sua vida seria mais fácil?
Concorrência por um único fator (preço) leva a extinção ou na melhor hipótese a mediocridade. Não caia em essa!
Um dos maiores desafios que um empresário pode enfrentar é o
posicionamento mercadológico de seu negócio, misto de arte e ciência que
determina o que, como, onde e por quanto vender algum produto ou
serviço.
Na falta de posicionamento, todos copiam o que o outro fez, sem
reparar que aquela academia já tinha problemas de venda, fidelização e
comunicação (como quase todas).
Quando abordamos este assunto em um empreendimento comercial, devemos
nos perguntar sistematicamente quem é o nosso consumidor, o que ele
realmente deseja como ele quer consumir o que deseja, quando, de que
forma, a que preço, com qual facilidade, etc.
Somente quando tivermos respondido a estas perguntas é que podemos
começar a estruturar nossa proposta (carta de oferta) de produtos,
serviços e preços.
Esta carta de oferta deve ser comunicada, sem complicações e na
linguagem do cliente, levando em conta a resposta (toda oferta é uma
resposta) que o cliente deseja a suas necessidades ou desejos.
Por outro lado, desenvolver uma estratégia de abordagem que integre
os aspectos acima mencionados é importante para ter real sinergia nas
suas ações.
Tudo o que fizermos terá a ver com nossa academia e nosso público,
que pode ser completamente diferente de aquele que o concorrente esta
explorando na sua própria academia e com seu próprio posicionamento (se
ele tiver); Enfim, como o leitor pode perceber, o seu concorrente pode
ser o último lugar para procurar solução para o seu negócio!
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