O
trabalho com a metodologia Seis Sigma pode ser comparado a um trabalho
de investigação policial em que os detetives buscam por pistas e as
analisam de forma lógica para resolver um problema, que neste caso é um
crime. De forma análoga os Black Belts, Green Belts e Yellow Belts,
buscam por fatos e coletam e analisam dados que os auxiliem a entender e
resolver problemas. Um número crescente de empresas está formando estes
solucionadores de problemas para aperfeiçoar sua qualidade. O objetivo é
melhorar de forma drástica os resultados da organização, levando a
empresa a um nível de excelência jamais alcançado.
O Seis
Sigma nasceu na Motorola, em 1987, com o objetivo de tornar a empresa
capaz de enfrentar seus concorrentes, que fabricavam produtos de
qualidade superior a preços menores.
A partir
de 1988, quando a Motorola ganhou o Prêmio Malcolm Baldrige de
Qualidade, o Seis Sigma tornou-se conhecido como o programa responsável
pelo sucesso da organização. Com base no sucesso da Motorola, outras
empresas, como a General Electric, Kodak e Sony passaram a utilizar com
sucesso o programa e a divulgação dos enormes ganhos alcançados por elas
gerou um crescente interesse pela metodologia. Apesar de não ter sido a
pioneira o Seis Sigma foi celebrizado pela GE, através do seu CEO Jack
Welch, que liderou a empresa no alcance de resultados financeiros
expressivos, por meio da implantação da metodologia. A GE obteve ganhos
ao redor de R$1,5 bilhões em 1999. Após a adoção pela GE, que foi a
grande difusora do programa, o Seis sigma foi adotado por várias
empresas. Nos EUA, pelo menos 25% das empresas listadas no ranking
Fortune 200 implantaram a metodologia e no Brasil, empresas do porte de
Brasmotor, Belgo-Mineira, Ambev e Votorantim já aderiram ao Seis Sigma.
A
filosofia do Seis Sigma se baseia na melhoria contínua dos processos e
na redução da variabilidade com o objetivo de atingir níveis de defeitos
próximos de zero. A redução na variação é o elemento chave no Seis
Sigma porque tem impacto direto na redução de custos e na melhoria da
qualidade. O que o Seis sigma trouxe de inovação é a utilização de uma
metodologia e um processo de implementação bem estruturados, com ênfase
na aplicação de métodos estatísticos para auxiliar na melhoria de
processos e solução de problemas.
Os
programas de qualidade convencionais davam muito foco na filosofia da
qualidade, realizando treinamentos de toda força de trabalho, mas com
pouco foco em resultados tangíveis, o que dificultava a medição dos
ganhos. O executivo responsável pela qualidade ao ser perguntado sobre
os resultados atingidos pelo programa de qualidade, não tinha
indicadores ou medidas tangíveis para responder com segurança.
O Seis
Sigma é uma iniciativa totalmente atrelada a estratégia e resultados da
empresa, com resultados tangíveis, contabilizados financeiramente.
Alguns fatores são vitais na implementação dos seis sigma e devem ser destacados:
Todas as áreas devem ser envolvidas na implantação do programa e deve haver uma participação ativa da liderança da empresa;
O gerenciamento deve ser baseado em fatos e dados;
Devem
ser formados especialistas na metodologia dentro da própria empresa
(White Yellow, Green e Black Belts), que serão responsáveis por conduzir
o processo de mudança;
Deve-se buscar a aplicação prática e estruturada dos conceitos e ferramentas qualitativas e quantitativas aprendidos;
Os projetos devem ser conduzidos em equipe com acompanhamento financeiro dos resultados.
- Todas as áreas devem ser envolvidas na implantação do programa e deve haver uma participação ativa da liderança da empresa;
- O gerenciamento deve ser baseado em fatos e dados;
- Devem ser formados especialistas na metodologia dentro da própria empresa (White Yellow, Green e Black Belts), que serão responsáveis por conduzir o processo de mudança;
- Deve-se buscar a aplicação prática e estruturada dos conceitos e ferramentas qualitativas e quantitativas aprendidos;
- Os projetos devem ser conduzidos em equipe com acompanhamento financeiro dos resultados.
A
liderança da empresa deve estar comprometida e os gerentes devem dar
suporte à descoberta de oportunidades de melhoria nas suas áreas de
atuação. Os resultados do programa devem ser identificados, medidos e
divulgados de forma a alavancar a implementação nas demais áreas da
empresa.
A
implementação deve ser planejada e organizada por uma área responsável
pelo programa que irá definir os responsáveis e prazos para
implementação. Os candidatos a White, Yellow, Green e Black Belts devem
ser corretamente selecionados, de acordo com um perfil definido, assim
como os temas dos projetos, que devem estar alinhados com a estratégia
da organização, de forma a garantir o sucesso na implementação.
O
treinamento e o acompanhamento apropriado dos projetos e a dedicação e
empenho dos White Belts, Yellow Belts, Green Belts e Black Belts também
são muito importantes, assim como o envolvimento efetivo dos demais
colaboradores.
Os
principais benefícios do programa seis sigma são a melhoria dos
resultados da organização de curto e de longo prazo através reduções de
custos e melhorias com o foco do cliente, a capacitação de colaboradores
da própria empresa numa poderosa metodologia estruturada para solução
de problemas e o desenvolvimento da cultura do gerenciamento baseado em
dados, com forte foco financeiro e por processos.
Por
isso, é um grande passo para a empresa ou organização implementar a
cultura Seis Sigma. Com certeza, esse passo mudará o patamar de gestão e
controle de indicadores (custos, qualidade, produção, dentre outros).
Colunista:
Tiago Trevisani | Publicado em:
06/06/2012, no portal: www.qualidadebrasil.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário