O líder do passado era mais conhecido como aquele que mandava e os subordinados que tivessem juízo tratavam logo em obedecer.
Felizmente
este tipo de liderança está ficando cada vez mais extinto, pois o líder
destes novos tempos que busca a excelência em sua profissão precisa aprender a liderar a cada novo dia.
“Qualquer desafio que enfrentamos não é tão importante quanto nossa atitude frente a ele, pois é ela que determina nosso sucesso ou derrota.” – Norman Vicent Peale
Sabemos que liderar não é algo fácil, porém, com dedicação e uma forte determinação o líder moderno pode conseguir resultados extraordinários.
E
nos tempos atuais estamos ouvindo muito sobre o líder servidor,
inclusive livros novos que abordam este tema estão chegando às livrarias
do mundo inteiro, todos querendo explicar e incentivar o líder moderno a
servir mais, ou seja, participar mais das decisões.
Mas afinal de contas quem é o Líder Servidor que tanto se fala hoje em dia?
É aquele que tem mente aberta para quebrar paradigmas.
É aquele que sabe conquistar a confiança de todos os seus colaboradores diretos e indiretos.
É aquele que serve aos seus comandados.
É aquele que assume a responsabilidade do grupo.
É aquele que é positivamente sensível para engajar toda a equipe nos mais diferentes desafios.
É aquele que não se esconde quando a “bomba” estar perto de estourar, pelo contrário, é o primeiro a tomar atitudes cabíveis.
É aquele que se fortalece cada vez que um problema-desafio é superado.
É aquele que sabe cobrar dos seus pares com inteligência e dinamismo.
É aquele que desenvolve um dom especial de inspirar toda equipe para enfrentar os mais variados obstáculos.
É
bom saber que todas essas características de um líder Servidor não se
constrói da noite para o dia, mas sim, dia-a-dia com perseverança,
trabalho duro, paz de espírito e muita ousadia.
Um
outro detalhe muito importante a considerar é que o líder servidor
precisa aprender e a desaprender para aprender novas maneiras de
liderar.
Melhor
explicando. Com as constantes mudanças no mundo corporativo o líder que
não estiver aberto a essas “transformações”, que estão ocorrendo o
tempo todo, na certa, suas decisões no momento que forem aplicadas já
estarão obsoletas e não servirá mais.
Então
você que é gerente, diretor, supervisor, coordenador, ou lidera algum
departamento da sua empresa, comece a desenvolver um novo jeito de
liderar com
mais empatia,
mais harmonia,
mais sabedoria,
mais humilde,
mais coerência
E
acima de tudo desenvolva uma auto-motivação fora do comum para você não
desanimar diante dos inúmeros obstáculos que você encontrar no
dia-a-dia.
O líder do passado era mais conhecido como aquele que mandava e os subordinados que tivessem juízo tratavam logo em obedecer.
Felizmente
este tipo de liderança está ficando cada vez mais extinto, pois o líder
destes novos tempos que busca a excelência em sua profissão precisa
aprender a liderar a cada novo dia.
“Qualquer
desafio que enfrentamos não é tão importante quanto nossa atitude
frente a ele, pois é ela que determina nosso sucesso ou derrota.” –
Norman Vicent Peale
Sabemos
que liderar não é algo fácil, porém, com dedicação e uma forte
determinação o líder moderno pode conseguir resultados extraordinários.
E
nos tempos atuais estamos ouvindo muito sobre o líder servidor,
inclusive livros novos que abordam este tema estão chegando às livrarias
do mundo inteiro, todos querendo explicar e incentivar o líder moderno a
servir mais, ou seja, participar mais das decisões. Mas afinal de contas quem é o Líder Servidor que tanto se fala hoje em dia?
- É aquele que tem mente aberta para quebrar paradigmas.
- É aquele que sabe conquistar a confiança de todos os seus colaboradores diretos e indiretos.
- É aquele que serve aos seus comandados.É aquele que assume a responsabilidade do grupo.
- É aquele que é positivamente sensível para engajar toda a equipe nos mais diferentes desafios.
- É aquele que não se esconde quando a “bomba” estar perto de estourar, pelo contrário, é o primeiro a tomar atitudes cabíveis.
- É aquele que se fortalece cada vez que um problema-desafio é superado.
- É aquele que sabe cobrar dos seus pares com inteligência e dinamismo.
- É aquele que desenvolve um dom especial de inspirar toda equipe para enfrentar os mais variados obstáculos.
É bom saber que todas essas características de um líder Servidor não se constrói da noite para o dia, mas sim, dia-a-dia com perseverança, trabalho duro, paz de espírito e muita ousadia.
Um outro detalhe
muito importante a considerar é que o líder servidor precisa aprender e
a desaprender para aprender novas maneiras de liderar.
Melhor explicando. Com as constantes mudanças no mundo corporativo o líder que não estiver aberto a essas “transformações”,
que estão ocorrendo o tempo todo, na certa, suas decisões no momento
que forem aplicadas já estarão obsoletas e não servirá mais. Então
você que é gerente, diretor, supervisor, coordenador, ou lidera algum
departamento da sua empresa, comece a desenvolver um novo jeito de
liderar com
mais empatia, mais harmonia, mais
sabedoria, mais humilde, mais coerência E acima de tudo desenvolva uma
auto-motivação fora do comum para você não desanimar diante dos inúmeros
obstáculos que você encontrar no dia-a-dia.
Colunista:
Eugênio Sales Queiroz | Publicado em:
07/06/2012 no portal: www.qualidadebrasil.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário