No livro “O Código da Inteligência e a Excelência Emocional” o autor Augusto Cury, define carisma como “a capacidade de encantar, envolver, surpreender, admirar, os outros e a si mesmo”.
Nos tempos de competição acirrada ter carisma profissional é saber exatamente como lidar com colegas de trabalho, parceiros de negócios, clientes, superiores, etc.
Então, desenvolver o carisma profissional significa saber vencer as barreiras da comunicação intra e interpessoal. É não “bater” de frente com as outras pessoas.
É saber respeitar o outro como ele é.
É identificar a característica de cada interlocutor e saber conviver da melhor forma possível.
Quando estou realizando consultoria em alguma empresa, o que mais escuto dos funcionários é que a convivência está cada dia mais difícil.
Ao que eu respondo: mas o preço do sucesso, o lugar mais alto do pódio está reservado exatamente para aquele profissional que consegue vencer a barreira da comunicação usando de forma exemplar o seu carisma profissional.
O ser humano, como diz o autor Augusto Cury, no livro já citado: “Quem consegue decifrar o Código do Carisma, vive melhor, ama mais, curte mais a vida, supera o cárcere da rotina, rompe as tramas da mesmice.
Em outras palavras, para você ser um verdadeiro vencedor no sentido pleno da palavra, você deverá usar do seu carisma próprio, e assim novas portas se abrirão naturalmente, até porque, nos tempos de hoje, ninguém consegue mais conviver ou realizar trabalhos com pessoas antipáticas e de pouco acesso.
Pense nisso e reavalie como vai ser carisma pessoal e profissional.
Eugênio Sales Queiroz | Publicado em: 05/07/2012, no site: www.qualidadebrasil.com.br
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