domingo, 9 de dezembro de 2012

Chefe centralizador ou líder coach

 
Quando comandamos pessoas, somos centralizadores ou sabemos delegar? Claro, delegar autoridade, afinal a responsabilidade pela equipe continua nossa, não delegamos.

Costumo ver muitos chefes que centralizam, que tudo tem de passar pela sua avaliação, que sempre querem fazer do seu jeito. Isto cria uma tendência muito ruim de murchar a criatividade da equipe.

Para que fazer, caprichar, se o chefe vai alterar, vai querer do jeito dele?

Claro que ele tem de ver, afinal a responsabilidade é dele, contudo deve fazê-lo sempre valorizando a criatividade, a liberdade. Mas eles erram...

E você chefe não erra? E não é com os erros que você aprende? Deixe primeiro a sua equipe errar para aprender e então, aí sim, entre para guiar, para ensinar.

Seja um líder coach e não um chefe centralizador e que leva a sua equipe pelo medo e sem melhoria contínua.

Dê primeiro o desafio, deixe a sua equipe, os seus subordinados, se sentirem uteis, criarem, usarem o seu conhecimento.

Se errarem tornaram o seu conhecimento maior ainda e você não ficou sobrecarregado fazendo o que eles são pagos para fazer.

Por diversas vezes eu tenho a tentação de fazer, mas evito e peço para que a minha equipe faça, eu vou recomendando, guiando, dando dicas, mostrando caminhos.

Eles que fazem, eles que buscam soluções.

Não quero fugir do pesado não, afinal a responsabilidade pelo processo, pelos resultados do departamento é minha, mas a equipe se torna parte disso e se sente dona também do processo.

Se sentem importantes e valorizadas.


Carlos F.S. Lagarinhos  |  Publicado em: 05/10/2012, no site: www.qualidadebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário