sábado, 15 de dezembro de 2012
Resiliência e sua interface no empreendedorismo feminino
Tem crescido o número de mulheres que estão no mercado de trabalho, pois elas cada vez mais estão exercendo funções de alto nível dentro das empresas, tomando á frente em cargos de alto escalão e de responsabilidade e /ou abrindo seu próprio negócio.A participação de empreendedoras na economia brasileira é cada vez maior.No entanto, há ainda pouca visibilidade delas neste papel.Nos últimos anos muitas organizações vêm incentivando o empreendedorismo e precisamente a mulher empreendedora .
De acordo com os dados do GEM-Global Entrepreneurship Monitor(2004),enquanto 77,9% dos homens escolhem o empreendedorismo por oportunidade,somente 71,4% das mulheres o fazem e em contrapartida,19,4% dos homens e 24,8% das mulheres empreendem por necessidade.
O mundo empresarial precisa de pessoas com talentos diversificados, que tenham foco, que criem estratégias, que tenham visão de futuro e se preparem para vivenciar oportunidades.
A resiliência é uma capacidade que permite a pessoa atravessar situações de crise e adversidades saindo deles mais fortalecidas e transformadas de forma positiva.
Sabe aquele provérbio que diz: ”Vivendo e Aprendendo”, é isto mesmo , pessoas resilientes são pessoas que nas dificuldades procuram crescer e ver uma possível solução, e isto é o que precisamos fazer ,nada de pensamentos e reações negativas, mas sim, usarmos nossa mente a nosso favor e não contra nós. Não podemos despender nossa energia em vão e sim utilizá-la para encontrarmos uma boa solução e saída.
Bom, voltando ao mercado de trabalho, sabemos que o mercado empresarial, vem passando constantes mudanças e sofrendo constantes riscos iminentes de adversidades, é fundamental que existam empreendedores resilientes a fim de que se mantenham íntegros e consigam manter a empresa nos rumos previstos.
O empreendedorismos tem uma característica marcante que é a inovação.A inovação seria o meio utilizado para que uma idéia ou mudança pudesse ser transformada em oportunidades para que se crie um negócio diferenciado.
Pessoas resilientes quando se deparam com a possibilidade de mudança devem “orquestrá-la” diz Conner, isto significa que as pessoas devem reger , guiar , administrar, governar seu negócio e estendo aqui a também à vida como todo, tendo como objetivo controlar e antecipar- se às mudanças se possível.
Ainda para Conner existem cinco características encontradas de forma acentuada em pessoas resilientes, vamos ver se nos encontramos dentre elas?
1-Positividade: Pessoas positivas que vêem a vida como grande desafio.Para essas pessoas cada experiência é um aprendizado.
2-Foco: Pessoas que sabem o que desejam,onde estão e para onde querem chegar.Tem um projeto de vida traçado, um bom plano de ação que as orienta no caminho a ser seguido.
3-Flexibilidade: Pessoas maleáveis, que quando deparam com dificuldades ,incertezas,conseguem superar a decepção ou o desapontamento, são pessoas que reconhecem seus limites e suas capacidades.
4-Organização: Pessoas organizadas quando deparam com situações conflitantes ou confusas e procuram clarear suas idéias e a forma de proceder e /ou alterar algum projeto ou mudança, afim de renegociar e ou achar a melhor solução para tomada de decisões.
5-Pró-ação: Pessoas que tomam iniciativa, procuram se organizarem da melhor forma possível para superarem os acontecimentos,tem facilidade em resolver conflitos e geralmente tem o dom da persuasão.
Caso você tenha se identificado com estas características, provavelmente é uma pessoa resiliente e o mercado empresarial precisa de você, então, vá em busca de seus sonhos, ATITUDE!
Luciana Rondon | Publicado em: 08/10/2012, no site: www.qualidadebrasil.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário