domingo, 28 de agosto de 2011

PLANO DE NEGÓCIO - Como montar esse quebra cabeças

   

Não me surpreendeu nada ver a pesquisa mundial GEM (Global Entrepreneurship Monitor). Esta pesquisa aponta os paises segundo os níveis de empreendedorismo ativo e apontou o Brasil como o país com o maior número de empreendedores iniciantes do G20 (as vinte maiores economias do mundo) e do BRIC que reúne Brasil, Rússia, Índia e China.
É nítido como vemos brasileiros partindo e se aventurando no seu próprio negócio, o sonho de se tornar patrão faz parte de oito de cada dez brasileiros.
Mesmo vivendo em um país que ocupa 127ª posição no ranking mundial dos paises com as maiores dificuldades para se montar um negócio, com burocracias demasiadas e uma carga tributária que ocupa o TOP 10 do mundo, ou seja, está entre as dez maiores cargas tributárias do mundo, o sonho de se tornar empresário cresce a cada dia nos brasileiros.

Paralelamente a tudo isso, segundo o Sebrae, sete de cada dez empresas não sobrevivem até completar um ano de vida, e dos que conseguem poucas ultrapassam os cinco anos.

Por que isso acontece?

Podemos culpar as altas cargas tributárias, as dificuldades burocráticas e outros fatores, mas o que pouca gente não considera é que 90% desses novos empresários se aventuram em uma navegação meio que às cegas, acreditando que por ter algum conhecimento na área em que vai atuar, sua empresa irá para frente, dando os lucros tão esperados. Doce engano!

Possuir conhecimentos na área onde vai atuar, obviamente é um grande passo, mas achar que conseguirá tocar sua empresa, enfrentar a concorrência, disputar mercados sem um mínimo de planejamento, é enganar-se a si mesmo.

60% das empresas que vão adiante e decolam, tiveram um cuidadoso planejamento antes de iniciarem as atividades. Então podemos concluir que planejar é preciso e é o fator decisivo na hora em que o mercado for selecionar quem cai e quem vai adiante.

Iniciar um planejamento empresarial, não é uma tarefa muito simples. Partindo de uma idéia, a primeira coisa que o futuro empresário deverá realizar é o Plano de Negócio. Peça fundamental em todo o planejamento da empresa que nascerá.

Um Plano de Negócio é o mapa da mina, ou seja, é o mapa que indicará os caminhos que a empresa deverá seguir. Quanto melhor e mais bem montado o Plano de Negócio, as possibilidades de a empresa progredir aumentam.
Construir um bom Plano não é uma tarefa simples, porque requer dedicação, trabalho e muita pesquisa para se montar este quebra cabeças, mas o resultado será gratificante.Reunimos aqui os passos básicos para estruturar um bom Plano de Negócio, obviamente está simplificado, mas poderá ser utilizado por qualquer pessoas adaptando-o á sua área de atuação.

Vale dizer, que o Plano de Negócio serve para quem deseja abrir um novo negócio, assim como para quem deseja ampliar um negócio já existente. O Plano será o primeiro documento oficial da nova empresa e será a cartilha a ser seguida.

Obviamente, como todo planejamento, o Plano poderá sofrer mudanças no decorrer das coisas, mas isso não implicará na mudança dos objetivos, que deve ser seguido e que conduzirá ao sucesso do empreendimento.

MONTANDO O QUEBRA CABEÇA

Para se montar um bom Plano de Negócio, é necessário seguir algumas etapas que irão se unindo umas à outra até obtermos o resultado final. O bom Plano de Negócios deve possuir sete tópicos fundamentais e indispensáveis. Vale dizer que qualquer empreendedor deve ter este plano totalmente desenvolvido no caso de ir em busca de financiamentos ou parceiros investidores para o novo negócio.
Com certeza um Plano bem montado venderá a idéia do negócio para a instituição financeira ou para o possível investidor.

Os tópicos fundamentais do Plano de Negócio são:

    Sumário Executivo;
    Análise de mercado;
    Plano de marketing;
    Plano operacional;
    Plano financeiro;
    Construção de cenários;
    Análise DAFO.

Autor: Marco A. Meira

Publicado em: 04/08/2011, no site: www.qualidadebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário