quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A visão que você tem do seu negócio



O planejamento estratégico é uma atividade de gestão que tem como objetivo direcionar os rumos de uma empresa e dar a ela sustentabilidade desejada, produzindo respostas consistentes a três questões fundamentais:

    Onde estamos?
    Aonde queremos chegar?
    Como vamos fazer para chegar lá?

Pergunte a si mesmo onde sua empresa estará daqui a cinco anos. A resposta foi rápida? Quanto tempo levou para elaborar esse cenário em sua mente?

Imagine uma cena para entender o poder da questão: aonde queremos chegar? Você e um taxista e acaba de pegar um passageiro no aeroporto. A pergunta mais básica e previsível e: para onde o senhor vai? Qual o destino? A resposta do passageiro te deixa sem ação: não sei onde quero chegar nem para onde ir. Qualquer lugar serve. Chocado com a situação?

No mundo corporativo ela e mais comum do que podemos imaginar. São pessoas que fazem as coisas de forma muito eficiente, mas não sabem para onde estão indo pois não conseguiram estabelecer uma visão para seu departamento, divisão ou empresa. Fazer bem algo nao significa fazer a coisa certa.

Muitas pessoas fazem muito bem coisas terriveis. Sem visao voce e uma delas.

Se você sabe exatamente onde quer chegar, qualquer lugar não serve. As outras duas perguntas começam a fazer sentido quando colocadas juntas. Onde estamos e como vamos fazer para chegar aonde queremos chegar.

Onde estamos te dara um ponto de partida, um diagnostico dos recursos que tem e do que precisa para alcançar sua visao. Como vamos fazer para chegar la te dara as estratégias para buscar o que te falta e preencher os gaps para alcançar seus objetivos.

Pratique essas perguntas e veja se você sabe onde quer chegar. As respostas podem ser surpreendentes.

Sucesso,

Autor: Bruno Rocha Maciel

Publicado em: 03/08/2011 , no site: www.qualidadebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário