segunda-feira, 30 de julho de 2012

Carisma Profissional. Você Tem?



No livro “O Código da Inteligência e a Excelência Emocional” o autor Augusto Cury, define carisma como “a capacidade de encantar, envolver, surpreender, admirar, os outros e a si mesmo”.

Nos tempos de competição acirrada ter carisma profissional é saber exatamente como lidar com colegas de trabalho, parceiros de negócios, clientes, superiores, etc.

Então, desenvolver o carisma profissional significa saber vencer as barreiras da comunicação intra e interpessoal.  É não “bater” de frente com as outras pessoas.

É saber respeitar o outro como ele é.

É identificar a característica de cada interlocutor e saber conviver da melhor forma possível.

Quando estou realizando consultoria em alguma empresa, o que mais escuto dos funcionários é que a convivência está cada dia mais difícil.

Ao que eu respondo: mas o preço do sucesso, o lugar mais alto do pódio está reservado exatamente para aquele profissional que consegue vencer a barreira da comunicação usando de forma exemplar o seu carisma profissional.

O ser humano, como diz o autor Augusto Cury, no livro já citado: “Quem consegue decifrar o Código do Carisma, vive melhor, ama mais, curte mais a vida, supera o cárcere da rotina, rompe as tramas da mesmice.

Em outras palavras, para você ser um verdadeiro vencedor no sentido pleno da palavra, você deverá usar do seu carisma próprio, e assim novas portas se abrirão naturalmente, até porque, nos tempos de hoje, ninguém consegue mais conviver ou realizar trabalhos com pessoas antipáticas e de pouco acesso.

Pense nisso e reavalie como vai ser carisma pessoal e profissional.

Eugênio Sales Queiroz  |  Publicado em: 05/07/2012, no site: www.qualidadebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário