quinta-feira, 12 de julho de 2012

Empreendedorismo significa ousadia para criar algo novo


Empreendedorismo significa ousadia para criar algo novo, diferente e surpreendentemente criativo a ponto de cativar as pessoas, alcançando assim o sucesso profissional e pessoal. Mas este sucesso não vem de maneira fácil, é preciso disciplina, persistência e obsessão em assumir riscos para se criar algo diferente, inovador, dedicando tempo e esforços humanos e financeiros suficiente no atingimento do objetivo determinado. Pois, hoje com o advento da tecnologia e as melhorias econômicas e sociais que nosso país tem proporcionado, todas as pessoas são qualificadas e talentosas, ou pelo menos, elas têm a oportunidade de se prepararem, para se destacar neste cenário é preciso um talento diferencial.


A palavra empreendedorismo foi utilizada pela primeira vez pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações. Mais tarde, em 1967 com Kenneth E. Knight e em 1970 com Peter Drucker foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. E em 1985 com Gifford Pinchot foi introduzido o conceito de Intra-empreendedor, uma pessoa empreendedora dentro de uma organização.


Uma das definições mais aceitas hoje em dia é dada pelo estudioso de empreendedorismo, Robert Hirsch, em seu livro "Empreendedorismo". Segundo ele, empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e os esforços necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal.

A satisfação econômica é resultado de um objetivo alcançado (um novo produto ou empresa, por exemplo) e não um fim em si mesmo. Mais um empreendedor não consegue atingir o sucesso se ele atuar de maneira isolada. É imprescindível o apoio de parceiros, além de uma boa equipe trabalhando em sinergia com os objetivos do empreendedor, aliado a utilização de novas tecnologias para facilitar o trabalho e melhora a qualidade do produto ou serviço oferecido, são aspectos importantes para garantir o sucesso do negócio.

O Brasil vive uma fase espetacular para quem pretende investir em novos negócios, a economia está estabilizada, o governo tem se empenhado na simplificação de impostos, reduções de juros dos bancos, facilidade para a aquisição de empréstimos para capital de giro e investimentos. Hoje, ser um empreendedor de sucesso é mais dinâmico e profissional que há dez anos. Pois, os empresários talentosos e arrojados podem contar com o apoio de profissionais especializados e tem livre acesso a informações para o seu negócio que não se tinha antes.

Haendel Medeiros
Fonte: Empreendedorismo no Brasil - Análise histórica
By - SucessoEmpresarial.com

Curta o Administradores no Facebook e siga os nossos posts no @admnews.
Do site: www.administradores.com.br, em 30 de junho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário