sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Gostar do Trabalho



Quando chego em uma empresa para iniciar uma consultoria motivacional, logo ouço de alguns colaboradores Eu não gosto do meu setor, Eu não gosto do meu colega de trabalho , Eu não gosto da minha sala ou Eu não gosto do meu computador, e por aí seguem as dezenas de reclamações. Pude detectar que os colaboradores não gostam propriamente do que reclamam, isso é um subterfúgio para as coisas que verdadeiramente os fazem não gostar do trabalho.

 
Vamos tomar como exemplo os funcionários desmotivados. Será que eles estão desmotivados porque não gostam da função que exercem? ou não são reconhecidos pelo bom desempenho no trabalho, e como forma de estímulo não recebem um agradecimento verbal ou um bônus financeiro?

Vamos tomar como exemplo os funcionários desmotivados. Será que eles estão desmotivados porque não gostam da função que exercem? ou não são reconhecidos pelo bom desempenho no trabalho, e como forma de estímulo não recebem um agradecimento verbal ou um bônus financeiro?

 

Na verdade uma coisa está ligada a outra. Um colaborador pode estar desapontado com inúmeras situações decorrentes do seu trabalho. Mas na verdade o que ele quer é reconhecimento, e assim passará a gostar de seus colegas, do cargo que ocupa e por conseqüência renderá mais .

 

A motivação faz com que gostemos do nosso trabalho. Temos prazer em sair de casa, produzir, estabelecer metas e cumprir as metas estabelecidas por nossos superiores. Mas você pode pensar: E quando a empresa não me motiva? Quando a empresa não dá a mínima para mim?
Bem, a empresa que valoriza seus colaboradores, tem funcionários extremamente motivados e competentes, mas a que não faz o dever de casa acarreta muitos prejuízos.

Se a empresa que você trabalha não é aquela coisa para reconhecer seu trabalho, a solução é se automotivar. Como fazer isso?

Pode, mas para se motivar a mudar de emprego, precisamos nos encher de confiança, nos determinar e enquanto estivermos no mesmo lugar, devemos fazer o melhor. Olhar para dentro de nós mesmos, sem se importar com o que está acontecendo de errado ao nosso redor, assim encontraremos forças para continuar exercendo um bom papel.

Se você é daqueles que reclama da empresa que está - no caso dela ser ruim mesmo- e paga com a mesma moeda, ou seja , não se dedicando como é para ser, exercendo suas atividades com má vontade, sendo desleixado e relapso, saiba que pode ser considerado não igual a empresa, e sim pior que ela.

Minha sugestão para automotivação é ter a plena consciência que você pode encontrar um lugar melhor e que lhe dê mais prazer, mas antes disso, deve fazer seu melhor, e fazendo o melhor estará motivado para dar o próximo passo.

Você já ouviu dizer aquela frase que Nós fazemos nosso ambiente? É a mais pura realidade. Você pode e deve fazer de seu ambiente de trabalho um lugar agradável, se dedicando, usando de bom dia e boa tarde, sorrindo, sendo gentil com seus colegas ... Desta forma, vai entender que gosta do que faz, ou do local que trabalha . As pessoas vão perceber o seu prazer em estar na empresa e começarão a te ver, mesmo que incoscientemente de forma diferenciada.

A frase Não gosto do meu trabalho deve sair do teu pensamento. Troque pelo pensamento: Estou gostando do meu trabalho. Essa simples troca de energia fará maravilhas ao seu setor, aos seus colegas e principalmente a você.

Posso não gostar do que faço, mas tenho a obrigação de fazer o meu melhor.

Alessandro Baitello  |  Publicado em: 24/07/2012, no site: www.qualidadebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário