terça-feira, 7 de setembro de 2010

Cartilha do Gestor XXXIII



Enfoque sistêmico


A maneira mais comum de se observar um fato é registrando e analisando as diversas circunstâncias que geraram a ocorrência. Dificilmente alguém se distancia do objeto em observação, e passa a levar em conta as condições ambientais em que o fato ocorreu.

Observe uma cadeira. Provavelmente terá um assento, um encosto, quatro pernas, será de ferro, alumínio ou madeira, pintada ou envernizada e será conhecida como um móvel. A visão sistêmica encaminhará a sua atenção para o fato do objeto ser um móvel destinado a proporcionar descanso às pessoas de modo confortável.

O enfoque sistêmico vai além da forma do objeto e costuma causar "perturbação" nos processos mentais normais. Nas organizações, esse enfoque procura um exame mais profundo ao identificar as consequências ou os resultados das ações por ela empreendidas e se estão de acordo com os objetivos maiores almejados pela sociedade.

Portanto, o enfoque sistêmico se concentra em verificar se os objetivos propostos estão efetivamente sendo atingidos pelos sistemas adotados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário