Por mais que você se esforce, por mais que siga regras universais que ditam o rumo para o sucesso, por mais que você faça tudo quase sempre da melhor maneira possível, ainda assim coisas ruins irão acontecer com você.
Sabe por quê? Na verdade ninguém sabe. O que sabemos é que coisas ruins acontecem com boas empresas, com boas pessoas e com... Excelentes profissionais de vendas.
Não há nada de errado nisso, errado seria se só acontecessem coisas boas na sua vida.
Este tópico é importante para que você entenda que não pode desistir no primeiro e nem no segundo obstáculo.
Mantenha uma atitude positiva. Deu tudo errado? Fique chateado no primeiro momento por que no segundo você já deve ter de volta aquela atitude positiva em relação aos fatos da vida. Pense que se não era para ser do jeito que você queria, é por que vai ser de um jeito melhor. O que não pode é se entregar e se deixar abater por vários dias e muito importante, nunca gaste aquilo que você ainda não recebeu. Esse é o problema maior quando tudo dá errado. Por vezes boa parte da possível, eu disse possível comissão, já está comprometida.
Dê a volta por cima. Nessas horas faça um esforço extra e gaste tempo e energia tentando bolar algo que possa te jogar para o alto. Que tal oferecer a mesma proposta para um outro cliente? Buscar novos mercados, abordando de forma diferente? O que sugiro aqui é que você não deixe a porta aberta para a tristeza se estabelecer, porque depois acaba vindo junto à prima-irmã baixa auto-estima e para se levantar novamente fica mais difícil. Procure valorizar o seu esforço e empenho.
Aprenda a aceitar e a mudar. Não fique moendo e remoendo o fato e fazendo disso uma novela mexicana sem fim. Procure descobrir o que deu errado e use isso como aprendizado. Mas aprenda pra valer! Que seja algo que não se repita mais e procure mudar o que tiver de ser mudado para que isso não ocorra novamente. Nada pior do que errar e não aprender nada com os próprios erros. Use esse fato negativo para alguma coisa boa em sua vida.
Tenha controle emocional. Nessas horas é que a gente percebe o quanto é bom saber se controlar. Por pior que seja a situação sempre poderia ter sido pior. Reconheça os sentimentos do momento e procure aceitá-los e deixar a coisa fluir de modo controlado. Por mais que sinta vontade, de nada adianta ofender o comprador, falar mal da empresa ou muito menos jogar uma praga na organização. O que adianta é ter controle para pensar em uma solução e recomeçar a escrever uma nova história no livro da sua vida.
Autodisciplina e foco. Perceba que todos nós sabemos o que se deve fazer para ser feliz e podemos criar como ninguém dicas e mais dicas de como vender melhor. Mas se é assim, por que a maioria das pessoas não estão felizes com sua condição atual? Por que falta foco, autodisciplina e direção na sua carreira de vendas. Não fique o tempo todo pulando de galho em galho. Tenha uma estratégia e siga o que foi determinado. Ter foco não é fácil. Não é da natureza humana seguir uma única direção, por isso é difícil ficar sempre no caminho certo. Veja como o foco é importante:
* as pessoas conseguem se concentrar com excelência apenas em uma coisa por vez, ou, em muito poucas.
* caso tenha 80% de chance de atingir um objetivo e acrescentar um segundo objetivo, as chances de ambos cairão para 64%.
* com cinco objetivos simultâneos as chances serão de 33%.
Sem autodisciplina e foco sua carreira de vendas tende a ser muito mais complicada. Mude essa história agora!
Paulo Araújo é palestrante de motivação e vendas e escritor. Autor de "Paixão por Vender - Dicas para Surpreender o seu Cliente" - Editora EKO, entre outros livros.
Site: www.pauloaraujo.com.br
Fonte: www.gestopole.com.br
Site: www.pauloaraujo.com.br
Fonte: www.gestopole.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário