Publicado em 14-Feb-2011, por Valéria Maneira
Comprometa-se, primeiramente, consigo mesmo. Só assim, agimos e tomamos atitudes para alcançar o resultado almejado.
O comprometimento está ligado com o sentimento de responsabilidade, por um determinado ato. Porém, vou me focar aqui, ao comprometimento organizacional.
Na permanente busca por qualidade e eficiência, as organizações necessitam de um patrimônio humano efetivamente comprometido. O comprometimento na empresa apresenta-se como vantagem competitiva, pois um grupo comprometido é um recurso disponível para seguir adiante os objetivos da empresa.
Dessa maneira, as organizações necessitam de pessoas comprometidas que se identifiquem com elas, para atingir as suas metas e obter vantagens competitivas. Mas, para isso se faz necessário que a empresas proporcione condições para que seus colaboradores alcancem seus objetivos pessoais.
Na realidade, não há uma cartilha a seguir que garanta o comprometimento das pessoas no trabalho, é preciso que elas possam sentir-se realizadas naquilo que fazem. Gostar, acreditar, admirar...
Para isso existem alguns fatores que colaboraram para criar vínculos mais “fortes”, com o trabalho, determinando assim, melhores resultados organizacionais:
Reconhecimento: subjetivo e formal (salários e benefícios), o colaborador precisa perceber que seu trabalho atende ou não as expectativas dos gestores;
A importância da sua função, de seu trabalho na empresa: não entendendo a importância de suas atividades e a relação delas com os resultados, provavelmente não irão gerar significado naquilo que fazem;
Visão estratégica: precisam de clareza dos objetivos e das definições de como alcançá-los;
Ambiente de trabalho agradável: o bom relacionamento é essencial para a satisfação interna de todos (colaboradores e gestores);
Trabalho em equipe: é o impulso para resolução de problemas e o caminho certo para uma equipe vencedora;
Por fim, deve haver nitidez das responsabilidades, dos direitos e deveres, pois a eficácia do comprometimento diz respeito à relação entre a organização e a pessoa, dando importância às expectativas de ambos, fortalecendo os laços e gerando assim, os resultados e a produtividade esperada.
Do site: www.gestopole.com.br
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