Publicado em 3-Feb-2011, por Marcio Rosa
O Franchising é um sistema onde uma empresa - Franqueador – autoriza um terceiro -Franqueado – a explorar os direitos de uso da marca, de distribuição de produtos e/ou serviços em um mercado definido e também os direitos de utilizar um sistema de operação e gestão do negócio.
Ao entrar para uma rede de negócios o investidor passa a fazer parte de uma emresa com estratégia para distribuição de produtos e serviços e de expansão territorial. Isto forma a união dos interesses de dois parceiros que trabalham sob um único sistema, buscando o sucesso e lucro mútuo. No franchising o franqueado deve:
1) Seguir regras e padrões definidos pelo franqueador;
2) Trabalhar sob cláusulas contratuais restritivas;
3) Receber suporte do franqueador.
Trabalhar no sistema de franchising é considerada uma das formas mais seguras de negócio, porém apresenta riscos como qualquer investimento. Exige dedicação e presença, por isso os franqueadores treinam aqueles que desejam entrar para sua rede.
Cada rede tem características próprias, envolvendo variáveis em relação aos conceitos e capital necessário. Também varia de acordo com o segmento e rede escolhida as expectativas de resultados, tempo de treinamento, tipo de cliente, área de atuação e forma de auditoria e supervisão.
As taxas existentes numa rede de franquias, para que o franqueador possa realizar a devida manutenção dos projetos e ações são:
1) Taxa de Royalties: remuneração mensal paga pelo franqueado para direito de uso da imagem da marca e suporte e treinamento;
2) Taxa de Propaganda: valor pago mensalmente para criar o fundo utilizado em ações de marketing institucional e propaganda da rede;
3) Taxa de Adesão ou Taxa de Franquia: valor pago uma única vez pelo franqueado no ato de assinatura do contrato.
Alguns termos existentes no sistema de franquias:
Loja Própria: uma ou mais unidades que pertencem ao franqueador;
Master-Franquia: franqueado que recebe a autorização do franqueador para se responsabilizar e administrar a rede numa determinada região em território nacional ou internacional, podendo muitas vezes franquear unidades e oferecer treinamento;
Store in Store: franquia dentro de outro estabelecimento – igualmente franqueado – mas de ramos diferentes. Exemplo: uma cafeteria dentro de uma livraria;
Unidade-Piloto: estabelecimento que pertence ao franqueador, administrado como uma franquia e que serve como modelo para as demais unidades da rede.
Franqueador: possui experiência no negócio, detém os direitos, desenvolve tecnologia e “know-how”, presta serviços e assessora;
Franqueado: tem a concessão do negócio, se beneficia da experiência do Franqueador, segue, preserva e contribui com a rede.
Site dos Autores: Equipe Sua Franquia
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