sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013
Os 10 Trabalhos do CEO Moderno
1. Priorize o Acionista acima de tudo
Persiga Resultados Superiores
Divida a Estratégia, suas oportunidades e riscos
Imponha excelência em Governança
Cultive a Confiança e Transparência
Pratique Comunicação contínua e eficaz
2. Priorize o Cliente tanto quanto o Acionista
Conheça, defenda e valorize os Clientes Atuais
Agregue Valor Real Percebido e alinhe seu Marketing a ele
Relacione-se pessoalmente com os Mais Rentáveis (ou potencialmente rentáveis)
Identifique e se posicione antecipadamente nos Novos Targets e Mercados
3. Trate o Colaborador como se fosse um Cliente
Cerque-se dos Melhores Talentos nas melhores posições
Contrate Pessoalmente os Novos Líderes
Cobre Resultados: premie sucessos e puna fracassos
4. Seja Guardião da Missão, Valores e Marcas Corporativas
Conheça e respeite profundamente a Origem e História da empresa
Lidere pelo Exemplo - “walk the talk”
Compartilhe poder e decisão, mas mantenha a hierarquia de forma clara
Monitore o alinhamento da Cultura Corporativa: mind-set decisório X práticas reais
Nunca prostitua suas Marcas: domine suas identidades
5. Compreenda e monitore obsessivamente seu Entorno Competitivo
Mapeie seus Stakeholders e Cadeia de Valor: entenda seus interesses e poder de influência positiva ou negativa em seu negócio
Conheça seus Concorrentes diretos e indiretos
Conheça os Entrantes de Outros Setores; anteveja rupturas
Nunca descole seu negócio da Economia macro e setorial
Entenda as Tecnologias que norteiam, impactam ou podem impactar seu negócio
Crie uma Rede de Informação contínua e eficaz; participe de redes existentes
Desenvova Networking com os agentes de seu entorno de negócios
6. Oriente-se para gerar Resultados E Valor
Gerencie o Curto e Longo Prazos racionalmente e em equilíbrio
Resultados são tudo na vida do CEO: consense o que precisa entregar antes do jogo começar
Nunca menospreze os Fundamentos Econômicosde seu modelo de negócio e setor de atuação
Descubra os Motores de Valor de seu negócio (core-business) e alinhe suas core-competences
Equilibre performance e valor, curto e longo prazo, Tangíveis e Intangíveis
Não mude a Estratégia toda hora, mas saiba quando mudar de estratégia
Garanta a implementação e o PDCA do Planejamento Estratégico
Monitore obsessivamente Performance e Resultados
Alinhe os modelos de Compensação e Recompensa
7. Maximize a eficácia em Custos e Despesas
Descubra Ineficiências - sempre há o que cortar
Aprenda com os erros; sistematize e cultive as Lições Aprendidas
Demita os Colaboradores quem não performarem e/ou não tiverem os valores da empresa
Cerque-se dos Melhores Parceiros Estratégicos como fornecedores
Seja fiel ao Orçamento: não inche a empresa ou aceite investimentos supérfulos
Seja o melhor amigo do CIO e do COO de sua empresa
Torne TI e Internet (velocidade e informação) tudo que pode ser TI e Internet
8. Potencialize a Inovação
Encontre Diferenciais Significativose sustentáveis perante a concorrência; busque oceanos azuis
Formalize o modelo de Empreendedorismo interno
Crie Processos Sistemáticos que possibilitem e premiem a inovação e a criatividade
Persiga Rupturas Relevantes ao padrão vigente na indústria
9. Opere de forma Sustentável
Defenda Causas alinhadas ao seu core business; fuja do oportunismo
Pratique a Sustentabilidade Triple Bottom Line em seu modelo de negócio
Instile a cultura de Sustentabilidade de Valorem todos os colaboradores
Aja eticamente; respeite Contratos e Compromissos assumidos
Cumpra Leis e Regulamentações
Busque a Diversidade como fonte de valor
10. Torne-se irrelevante criando Processos Excelentes
Desenvolva um Chassis Corporativo (arquiteturas, processos, organogramas, fluxos) que maximize seus vetores competitivos
Sistematize o Modelo de Gestão
Gerencie o Conhecimento Corporativo e torne-o "ready to use"
Implemente modelos de Qualidade e Excelência, normatize o que puder
Daniel Domeneghetti, publicado em 04/12/2012, no site: www.qualidadebrasil.com.br
Especialista em estratégia corporativa, top management consulting, gestão de ativos intangíveis e valor sustentável é sócio do Grupo ECC
Marcadores:
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