sábado, 17 de julho de 2010

Busca e Apreensão ... de Talentos!



Não se trata mais de "atrair e reter" talentos. Isso já está ultrapassado. As capitais brasileiras viraram uma praça de guerra a céu aberto, com as empresas buscando desesperadamente talentos e até mesmo "mão-de-obra" especializada para fazer face aos desafios de crescimento e de execução as suas ambiciosas estratégias.


Um cliente pediu-me que identificasse nada menos que 72 engenheiros para sua empresa. Outro busca gente com espírito empreendedor. Mais um teve alto turnover sendo que mais da metade foi da chamada "Geração Y", cujos membros, impacientes, se movem com uma velocidade proporcional a sua competência. Como blindá-los, eis a questão!

Estamos importando gente da Argentina, Chile, Peru, Angola, Portugal, Espanha, Itália e agora, até gregos, estão enviando currículos. No passado era só mão de obra. Agora é mão, cérebro e coração. Ou seja, importamos gerentes e executivos. As multinacionais brasileiras que tinham executivos no exterior estão trazendo-os de volta, pois as oportunidades de crescer, faturar, rentabilizar, estão mais aqui que lá fora.

Importamos capital financeiro e capital humano!

Um amigo, VP de RH de uma grande empresa, me revelou essa frase emblemática: "Não estamos mais fazendo atração e retenção, agora o clima é de busca e apreensão de talentos...!"

Algo semelhante já começa a acontecer com os clientes. As empresas vencedoras estão deixando de apenas "conquistar e fidelizar" para "encantar e apaixonar" seus clientes. As sobreviventes terão "lovemarks", como bem define Kevin Roberts. Mas isso é tema para um outro artigo.

E você, é um caçador de talentos ou um talento sendo caçado?


César Souza
Consultor, autor, palestrante e presidente da Empreenda
Consultoria nas áreas de Estratégia, Mkt e RH.

e-mail: cesarsouza@empreenda.net
twitter.com/cesar_souza
www.blogdocesar.com.br
www.empreenda.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário