quinta-feira, 15 de julho de 2010

De ídolo a bandido!


De ídolo a bandido: má conduta pessoal causa estragos na carreira

Sua imagem profissional é o resultado da boa ou má conduta pessoal e vice-versa. Pense e repense antes de perder a cabeça e tomar atitudes impensadas ou irresponsáveis.

O episódio do goleiro do Flamengo, Bruno, é uma prova viva do quanto somos reféns de nossas condutas, tanto pessoal quanto profissional. Quando agimos mal, mesmo que fora de campo, do trabalho, das passarelas, ou seja lá onde for, os respingos aparecem, sem dó nem piedade, manchando nossa reputação.
Um deslize qualquer pode pôr a perder uma imagem construída ao longo de anos, destruindo, em alguns casos, até uma carreira promissora e de sucesso. No mundo artístico é bem mais comum, já que os protagonistas estão sempre sob os holofotes. Mas torna-se um exemplo para quem vive no mundo corporativo e anseia, a todo custo, uma rápida ascensão.
Antes de tudo quero aqui defender a ética e os valores como princípios básicos. Ninguém está imune a erros, no entanto, há momentos em que se perde a cabeça por atitudes impensadas ou irresponsáveis. A fatura vem e engana-se quem acha que ficará livre da cobrança. Quando craques de futebol falam, com a maior naturalidade, que orgias e farras fazem parte do meio, será que eles acreditam que posturas assim escancaradas não provocam reflexos negativos no desempenho de cada um ou de suas carreiras?
Olhem como o gênio Garrincha destruiu sua vida, o ídolo Ronaldo deixou de ter a notoriedade que tinha ao cair no ostracismo e agora é a vez de Bruno. Eles nos ensinam a parar e pensar cada vez que algo nos acontece. Quem pensa que ficará impune está redondamente enganado. No ambiente corporativo, o quadro é o mesmo. Tantos empresários tiveram suas imagens arranhadas por comportamentos reprováveis.
No caso Enron, muitos dos executivos envolvidos no escândalo hoje continuam fora do mercado, amargando o preço de suas ambições desenfreadas. Há ainda o exemplo recente do executivo que trabalhava na empresa de hospedagem Locaweb e foi demitido após polêmica sobre uso "indevido" das redes sociais. Ao provocar são-paulinos pelo Twitter usando o nome da companhia, patrocinadora do clube, na partida contra o Corinthians, não imaginou que sua atitude fora da empresa traria tanta dor de cabeça.
As empresas estão atentas ao comportamento dos profissionais. Essa é uma realidade, sobretudo porque, em muitas situações, o profissional representa a imagem da empresa. Quem quer um funcionário envolvido em escândalos ou que vai parar nas páginas policiais? Até mesmo funcionário que é preso por não pagar pensão aos filhos tem sua imagem comprometida.
Fique de olho. Como sempre digo, sua imagem é seu cartão de visita.



Nenhum comentário:

Postar um comentário