sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Gerenciamento é o seu negócio?

 Muitos profissionais almejam um dia atingir um cargo gerencial, como forma de consolidar suas carreiras, obter um ganho maior e se preparar para uma posição de direção, mas há uma questão a ser respondida: Gerenciamento é o seu negócio?

Empresas perdem excelentes técnicos e vendedores, colocando-os numa posição para a qual não estão preparados, pois muitos não têm talento e vocação para condução de grupos.

Gerenciamento é a arte de obtenção de resultados com a colaboração das pessoas.

O trabalho dos gerentes é dar direcionamento à sua empresa, fornecer liderança e decidir como a organização usará os recursos para atingir os objetivos.

Isso deve ser feito de uma forma eficaz e eficiente, com planejamento, organização, coordenação e controle.

Ao tratar desses quatro requisitos temos que observar os seguintes aspectos:

Planejamento

    Planejamento define onde a empresa quer estar no futuro e como chegará lá, com estabelecimento de objetivos, divisão de tarefas e projeção dos recursos necessários.

Organização

    Organização estabelece como a empresa desenvolverá os trabalhos para atingir os objetivos propostos, com departamentalização, atribuição de tarefas, responsabilidades, autoridade e alocação dos recursos.

Coordenação

    Coordenação é o uso da persuasão para motivar as pessoas no desenvolvimento das tarefas e alcance dos objetivos.

Controle

    Controle é o monitoramento das atividades dos colaboradores para certificação que todos estão seguindo os planos traçados a caminho do objetivo maior, efetuando as correções necessárias.

Não basta estar gerente, há requisitos para desenvolvimento dos trabalhos que não podem ser negligenciados. 

A tarefa fundamental dos gerentes é garantir a alta performance para que obtenham os resultados propostos de forma eficiente e eficaz.

Para desempenho adequado de suas funções, os gerentes precisam ter conhecimentos e habilidades conceituais de relações humanas e técnicas.

Comentando, cada um desses tópicos, observamos:

Conhecimentos conceituais

    Conhecimentos conceituais permitem aos gerentes analisarem a organização como um todo e, também, as relações entre suas partes.
    Cada setor, cada departamento precisa ser administrado com vida própria, sendo o gerente a cola que os une.

Habilidade  nas relações humanas

    Habilidade nas relações humanas permite aos gerentes trabalharem com as pessoas e, efetivamente, como membro do grupo, motivando, facilitando o trabalho, coordenando, liderando, comunicando e resolvendo conflitos.

Conhecimentos técnicos

    Conhecimentos técnicos favorecem o entendimento de tarefas específicas e permite facilidade na execução, incluindo métodos de trabalho, uso de equipamentos e recursos.

Dentro desse panorama não podemos deixar de comentar o “X” da questão: 

Neste momento, se você respondeu sim à pergunta inicial os aspectos comentados, uma vez observados, poderão ajudá-lo muito no desenvolvimento de sua carreira, mas caso tenha responsabilidade por contratação de novos profissionais observe o seguinte:

Ainda que tratemos de fatores econômicos e de mercado, a razão pela qual muitas empresas fracassam é o gerenciamento inadequado.

Gerenciamento é um assunto delicado e a correta escolha dos profissionais é um aspecto fundamental para qualquer organização.

Nas economias mais desenvolvidas as organizações buscam a adição de competências com apoio de empresas de treinamento e consultorias, com grande freqüência.  Sobreviver não é o fundamento de seus negócios, mas a criação do futuro.

Essa mentalidade tem que ser desenvolvida nas nossas empresas e no país, sob o risco de continuarmos como eterna promessa.

Neste momento recebemos sim capitais estrangeiros, muitos especulativos, e o mundo dos negócios é rápido para decidir, com a mesma velocidade que entram saem.

Não vamos resolver os problemas do mundo, nem do país de uma hora para outra, mas que tal ter um gerenciamento adequado, gerando lucros, atingindo os objetivos propostos no plano anual sem mais desculpas?

Não tome decisões erradas, o mercado dispõe de especialistas para ajudá-lo nessa complexa missão.

Gerenciar bem também é uma questão de atitude!

Autor: Ivan Postigo

Publicado em: 13/10/2011, no site: www.qualidadebrasil.com.br

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