quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Mentoring e a formação da próxima geração



Alguns conceitos ganham relevância, sem que sejam devidamente compreendidos. Mentoring é um desses.
 
Tratando dessa questão, Scott Snair, Professor universitário, consultor, palestrante, coloca a seguinte questão: “Por que a noção de mentoring caiu em desuso? Será que alguém ainda sabe o que é um mentor?”
 
Que papel deverá exercer o mentor e qual sua responsabilidade, qual é o papel do orientando e qual deve ser seu comprometimento?
 
Como escolher o mentor e o orientando?
 
Quem escolhe quem e por quê?
 
Voltemos no tempo para encontrar Homero, no século VIII a.C, escrevendo as duas grandes epopéias da antiguidade na Grécia: A Ilíada e a Odisséia.
 
Em suas narrativas vamos encontrar Mentor. Velho amigo e conselheiro, alguns dirão fiel escravo, do herói Odisseu, o qual entre nós é mais conhecido como Ulisses.
 
Conta Homero que Ulisses, rei de Ítaca, ao partir para a Guerra de Tróia entrega ao sábio e fiel amigo, Mentor, seu filho Telêmaco, para que fosse orientado e educado.
 
Terminada a guerra, Ulisses não conseguiu voltar imediatamente à sua casa. Telêmaco via, desesperado, a dilapidação do patrimônio do pai, que consideravam morto, pelos pretendentes de sua mãe, Penélope.
 
Penélope se esquivava e os confundia, de forma astuta, tecendo durante o dia um manto prometido ao sogro, desmanchando-o à noite. Prometera escolher um deles para casamento, assim que terminasse o manto.
 
Para colocar um fim naquela situação, Telêmaco decidiu sair em busca de notícias do pai. Jovem e inexperiente, partiu acompanhado de Mentor, que lhe dava suporte, orientação, inspirava, encorajava em seus objetivos e consolidava sua educação.
 
Note que Mentor educa Telêmaco, auxilia na formação do seu caráter, na descoberta e entendimento de seus valores e no desenvolvimento de sua sabedoria.
 
A própria Palas Atenas ou Atena, a deusa da guerra, da civilização, da sabedoria, da estratégia, das artes, da justiça e da habilidade, em determinados momentos, assumia a forma de Mentor para iluminar os caminhos de Telêmaco e contribuir na sua formação. No final da jornada, o jovem estava pronto para tomar suas decisões de forma independente.
 
Ora, e Ulisses e Penélope, terminaram juntos ou não?
 
Bom, é uma longa história. Recomendo a leitura das obras de Homero e não serei o desmancha prazeres  contando como foram as aventuras e o romance.

 
Podemos encontrar o significado de mentor como: orientador de um jovem, autor intelectual, responsável pela idealização ou planejamento de uma ação, onde a execução influencia o comportamento de outras pessoas.
 
O mentor tem o compromisso de oferecer mais do que orientação para desenvolvimento no início da carreira.
 
O mentor precisa assumir seu interesse pelo orientando, oferecendo aconselhamento, compartilhando experiências e segredos da profissão para que este tenha diferenciais competitivos. O sucesso, nesse caso, não é individual, mas compartilhado, ainda que a futura recompensa financeira não lhe alcance.
 
Mentores, pessoas que adquiriram senioridade, liderança e reconhecimento profissional, colocam sob orientação jovens que no futuro serão líderes ou comandantes, substituindo-os ou não.
 
Nesse conceito estão aqueles que denominamos nossos backups, e que assumirão nossas funções para que possamos seguir com nossas carreiras.
 
Você que tem equipe sob a sua batuta deve refletir sobre os seguintes aspectos:
 

    Qual é a sua disponibilidade e a sua disposição para o mentoring?
    Quem mais da sua equipe poderia ser mentor?
    Quem é o mentor ideal para cada posição, evitando atropelos no futuro?
    Quem deve ser selecionado como orientando?
    Quem está interessado na sua orientação?
    Quem lucrará mais com sua ação de mentoring: você ou seu orientando?

 
 A propósito, falando em orientação, quem é seu mentor?
 
Ivan Postigo
Diretor de Gestão Empresarial
Articulista, Escritor, Palestrante
Postigo Consultoria Comunicação e Gestão
Fones (11) 4526 1197 / (11) 9645 4652
www.postigoconsultoria.com.br
Twitter: @ivanpostigo
Skype: ivan.postigo

Publicado em 3-Nov-2011, no site: www.gestopole.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário