sábado, 19 de novembro de 2011

VAMOS ONDE NOSSO CLIENTE ESTA


Não foi só a pirataria que acabou com venda de CDs e conseqüentemente com as gravadoras.

Aquelas empresas grandiosas que outrora gastavam milhões em promoção e propaganda de seus cantores, estão hoje em dia poupando muito de seus recursos, não cabendo então espaço para  revelações, para o novo ou o inusitado.

Mas além da pirataria o pior é não conseguir vencer também a Internet.

Parodiando Milton Nascimento,

Com a roupa encharcada e a alma
Repleta de chão
Todo artista tem de ir aonde o povo está

Assim é, as gravações tem que ficar a disposição do povo onde ele estiver, e eles todos estão na internet, baixar musica é hoje como passar um e mail .

Aí então surgiu um novo fenômeno da musica, onde gente completamente desconhecida faz sucesso com milhões de acessos pela internet. Sem grandes verbas e sem estrutura novos artistas tem na internet, o pé na estrada, sem sair do seu quarto. Assim conseguem vender seus shows.

Isso tem tudo a ver com a Pequena e Media Empresa.

Como todos sabemos a P.M.E. (Pequena e Media Empresa ) não tem recursos de sobra para a promover-se ou fazer propaganda nas mídias convencionais. Isso ainda é coisa para grandes.

A propaganda existe para que o  público, o comprador de seus produtos e serviços ou o seu cliente, lembre-se de você na hora da necessidade da compra do serviço ou do produto que você fabrica ou vende.

Bem , se não se tem grandes verbas , ou melhor, quase nenhuma verba para a propaganda a P.M.E. tem que copiar os fenômenos da musica, irem de corpo e alma para a internet.

Ir para a internet significa mais do que fazer um site, afinal hoje em dia todos tem site na internet.

Se ficarmos só com o site continuamos na mesma, pois se pretendermos que o cliente lembre-se de nos e corra para a internet  para ver seu site antes de definir a compra, esqueça, de nada adianta estar lá.

Ter um site é como ter um endereço, uma loja ou um escritório, e ai voltamos a estaca zero, se o cliente se lembra eu vendo , mas se não se lembra de mim , perco a venda.

O empresário precisa fazer com que o cliente se lembre dele, e hoje se faz isso pelas redes sociais. Igual os artistas estão fazendo.

Pelas redes sociais, pode-se levar mensagens de lembrança da existência de seus produtos ou serviços, a todos, todo o tempo. Mais importante ainda . a custo zero.

Uma pagina de seu produto ou serviço mostrando todos os dias suas vantagens competitivas e sua aplicabilidade faz um trabalho de lembrança mais potente que muita propaganda cara .

Uma inferência em umas das redes sociais potentes mostra que 150 conexões colocam você em contato com 39.069 pessoas.

As redes sociais trabalham exponencialmente , cada um conectado distribui a informação por 300 contatos. Como se nota é mais do que muita mídia paga.

Claro que com a mídia convencional, se eficiente, você esta exposto para milhões de pessoas , mas não na hora que o cliente precisa e paga caro por isso, já nas redes sociais você esta lá o tempo todo na hora que o conectado quer e precisa,
  
Tenho certeza que os próximos passos nas comunicações do futuro passarão pelas redes sociais, pela internet, pela mídia de duas vias , onde se eu me exponho me vêem, e ai a todo instante serei lembrado.
 

Publicado em 30-Oct-2011, 7:02 
por ANTONIO ROBERTO GARINI
No site: www.gestopole.com.br

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