Liderança – Abordagem Contingencial
Fatores situacionais
São três os fatores situacionais que influenciam a eficácia do líder: relações líder-membro, estrutura da tarefa e poder do grupo. É provável que as relações interpessoais entre líderes e liderados sejam as variáveis mais importantes que determinam o poder e a influência.
As relações líder-membro dizem respeito ao grau de confiança e de respeito que os seguidores têm pelo seu líder. A influência do líder depende em parte de sua aceitação por parte dos liderados. Se os liderados quiserem segui-lo por causa de um certo carisma, ou por seus conhecimentos especializados ou, ainda, por mútuo respeito, o líder tem pouca necessidade de apoiar-se na estrutura da tarefa ou no poder do cargo.
A dimensão estrutura de tarefa inclui vários componentes. A clareza de metas é o grau em que as tarefas e as obrigações são conhecidas pelas pessoas que as desempenham. A multiplicidade de rumos. A multiplicidade de rumos é o grau em que os problemas encontrados no trabalho podem ser resolvidos por vários métodos. A verificabilidade da decisão que é o grau em que geralmente há mais de uma decisão correta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário