terça-feira, 1 de novembro de 2011

Planejar é preciso


A vida não é fácil como dizem os especialistas na arte da guerra em todos os campos profissionais,"não se ganha uma guerra se não tiver feito um bom planejamento" .

Um bom planejamento começa com o estudo do problema,seguindo os passos:definição do problema, procura das alternativas ,escolha da melhor(es) alternativa(s), aplicação da melhor alternativa no mercado  e analisar os resultados.

Viu como é fácil com a(s) melhor(es) alternativa(s),se planeja elaborando um plano de ação e um cronogrma definindo os prazos de entrega e os responsáveis.

Eu disse é fácil como tudo é fácil, o que falta são as pessoas acreditarem, terem vontade e serem persistentes.

Admiro determinadas religiões onde os integrantes da igreja vão de casa em casa pregar sua crença e tentar conseguir uma nova ovelha para o seu rebanho.

É um trabalho desgastante, algumas vezes recebem respostas ofensivas, mas não desistem estão sempre pregando até atingir o seu objetivo.

Aliás esta prática deveria ser aplicada nas empresas quando se deseja fixar algum procedimento importante, conceitos educativos e concientização.

Também seria importante adotá-la nas campanhas educativas sanitárias do governo, em escolas, universidades e condomínios.

Leva-se ao entrevistado uma mensagem e procura adotá-lo como adepto da idéia, fazendo com que ele participe na disseminação da mensagem.

Voltando ao planejamento, muitas pessoas vivem "correndo atrás do rabo", justificando e fazendo intrigas e confusões, entretanto, odeiam planejar e chegam a afirmar que é perda de tempo.

Lembro os senhores "só ganha uma guerra quem planeja", para aqueles que estão desanimados em planejar , vou contar uma estória de como o treinamento faz com que hábitos difíceis de serem adquiridos tornam-se fáceis com a prática :

“ Um certo mágico estava apresentando sua mágica ao sultão e já tinha conquistado o entusiasmo da  assistência.O próprio sultão estava profundamente admirado e exclamou :"Deus meu, acudi-me!

Que milagre, que espanto!".

Mas seu assesor fê-lo parar para pensar ao dizer :"Vossa Alteza, nenhuma maestria cai do céu. A arte do mágico é resultado de seu esforço e sua prática".

O sultão fraziu a testa . O comentário do assessor tinha estragado o prazer  que estava sentindo ao contemplar os atos do mágico."Ó, homem ingrato ! Como podes pretender que tal habilidade seja fruto da prática?  Pelo contrário, como eu afirmei, ou tens talento , ou não tens".Então olhou para o assessor com desprezo e gritou:"Tu não tens nenhum talento mesmo. Fora daqui!Para o calabouço! Lá poderá ponderar minhas palavras. E para que não te sintas solitário , para que tenhas uma companhia da tua laia,compartilharás a cela com um bezerro."

Desde o primeiro dia de aprisionamento, o ex-assessor começou a seguinte prática: carregar nos braços o bezerro e subir a longa escada do calabouço.Os meses passaram. O bezerro tornou-se um avantajado novilho , com a prática diária, a força do assessor cresceu também grandemente.

Um dia, o sultão recordou do prisioneiro(ex- assessor) na masmorra. Mandou que o trouxessem a ele.Quando deitou os olhos sobre o ex-assessor,foi dominado pelo espanto."Deus meu,acudi-me!Que milagre , que espanto !".

O ex-assessor carregando o novilho nos braços esticados ,respondeu com as mesmas palavras da outra vez:" Vossa alteza, nenhuma maestria cai do céu. Em vossa misericórdia, concedeste-me esse animal.Minha força é o resultado do meu esforço e da minha prática. (Sabedoria em Parábolas- Prof. Felipe Aquino -Ed. Cleofás )  
Façam o seguinte exercício de ao invés de carregarem o boi , façam  o planejamento , com o tempo perceberam com suas vidas mudaram para melhor.

Autor: Darcio Calligaris

Publicado em: 10/10/2011, no site: www.qualidadebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário