Como Fazer Uma Previsão de Vendas Para Serviços? Que Critérios Usar? Quais os Métodos Mais Eficazes Para Prever Vendas de Serviços?
Conforme estudiosos de Marketing previsão de vendas é a arte de antecipar, sob certas condições, o que os compradores comprariam. Mas, para isso é necessário pesquisar o comportamento dos prospect’s – compradores potenciais – em termos de necessidades de serviços.
No Brasil o consumo de serviços está diretamente relacionado a fatores sociais, econômicos, políticos e comportamentais. Fatores como a crescente urbanização, as eventuais perdas do poder aquisitivo e a estratificação social vêm apontando um novo perfil de consumidor de serviços.
A decisão de compra de serviços é cada dia mais influenciada pelas emergentes necessidades de melhoria da qualidade de vida. Dessa forma, para elaborar uma previsão de venda de serviços com certo grau de acerto é necessário considerar as influências que atuam sobre os consumidores de serviços, tais como:
Influências Culturais: a compra de serviços é bastante influenciada pela cultura dos consumidores. As cultura européia, negra e indígena – por exemplo – criaram e influenciaram vários hábitos brasileiros nas áreas alimentícias, artísticas, de costumes, etc. Uma análise de cruzamento cultural com a classe sócio-econômica nos permitirá identificar vários hábitos de consumo. Uma pessoa pode pertencer à classe sócio-econômica “A”. Mas, em relação à sua cultura, ele pode ser A, B, C, D ou E. Isso significa que o padrão de consumo de determinado serviço deve necessariamente considerar esse cruzamento sócio-econômico-cultural.
Influências Sociais: os grupos de referência dos consumidores – amigos, familiares, colegas de trabalho e outros – exercem forte influência nos consumidores de serviços, embora a intensidade varie bastante.
Influências Pessoais: a idade e o ciclo de vida dos consumidores são determinantes no consumo de certos tipos de serviços. O estilo de vida, a personalidade, o conceito de si próprio e as atividades econômicas também são influências sobre o consumo de serviços.
Influências Psicológicas: conforme Abraham Maslow a motivação leva os indivíduos a buscarem realizações de aquisições, as quais os levam à satisfação de suas necessidades. Existem vários desejos básicos que as pessoas querem realizar através do consumo de serviços como a busca pela alimentação, pelo conforto, pela segurança física, pelo status, pelo bom estar, pela satisfação sexual, pela consideração social, saúde e qualidade de vida.
Após analisar as influências que poderão causar impactos nas decisões de compra de serviços, é necessário considerar alguns métodos que poderão ser utilizados para uma previsão de vendas eficaz. São eles:
A) Opinião de Especialistas: Consultar vendedores, distribuidores, fornecedores ou consultores de Marketing pode ser bastante útil para uma previsão de venda de serviços eficaz. Os agentes de viagem – por exemplo – utilizam essas opiniões para estimar acréscimo (ou diminuição) de viagens e hospedagem em determinados períodos do ano. As informações facilitam a administração da demanda por viagens aéreas e ajudam a prever vôos extras ou até aquisições de novos aviões.
B) Sondagens de Mercado: Possibilitam obter as intenções de compra diretamente de compradores e usuários de serviços. Essas sondagens complementam as informações de campo – vendedores, fornecedores e distribuidores – e, desde que conduzidas dentro de padrões científicos, a sondagem de mercado proporciona informações mais confiáveis.
C) Opinião da Força de Vendas: Em contatos permanentes com seus clientes, os vendedores costumam possuir boa sensibilidade sobre as expectativas de negócios, embora às vezes seja necessário filtrar seu otimismo – ou pessimismo – influenciado por fatores de curto prazo. Mas, em geral, as informações vindas do “campo” costumam ser úteis.
D) Análise de Séries Históricas: Para alguns estudiosos esse tipo de análise tem um peso mais significativo na previsão de venda de serviços. Para eles, existe uma relação causal entre a venda futura e a passada, a qual foi percebida pela “análise estatística”. Para esses especialistas, a investigação estatística possibilita descobrir mais precisamente os indicadores que interferem na demanda de serviços.
Analisando a participação da melhor no uso de serviços de hotelaria, por exemplo, (cresceu mais de 40% nos últimos cinco anos) verificamos certos aperfeiçoamentos para melhor atender esse público-alvo na rede hoteleira. O aumento do número de salões de cabeleireiros, a melhor iluminação dos corredores, os roupões femininos para banhos, os cabides para as saias, as tábuas de passar roupas e as trancas nas portas foram alguns dos serviços demandados, identificados e satisfeitos por parte de alguns hotéis.
Autor: Julio Cesar S. Santos
Publicado em: 13/10/2011, no site: www.qualidadebrasil.com.br
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