Quando falamos em tendências organizacionais devemos lembrar que apesar de todo avanço tecnológico as organizações são constituídas de pessoas, e para que elas tenham um bom desempenho é necessário um bom clima organizacional.
Hoje, neste mundo tão cheio de transformações, em meio à globalização, fusões e aquisições, as empresas devem, cada vez mais, melhorar seus índices de competitividade e para isso ela depende quase que exclusivamente do capital humano.
O Capital Humano é o combustível mais valoroso que faz toda a máquina organizacional andar e chegar ao seu destino e para isso precisam ser motivados e valorizados
Mas afinal o que é Clima Organizacional? O Clima de uma organização vem a ser o estado em que se encontra, passível de alterações e sujeito as influências internas e externas.
Dependendo das ações pretendidas na organização, e da forma como será cobrado de seus os colaboradores o comportamento poderá ser positivo ou negativo.
Segundo Sirota e Meltezeri, 2005 o Clima organizacional tem três fatores:
- Eqüidade: perceber que os superiores são justos na sua relação com a estrutura social;
- Realização: crescer na carreira, na empresa e estar bem na organização, ser considerado, respeitado;
- Companheirismo: as pessoas buscam uma relação amistosa (maiores possibilidades de manutenção na posição), “Uma mão lava a outra”.
É importante que a organização se preocupe com a opinião e/ou sugestões de seus colaboradores, para isso é necessário uma pesquisa do ambiente interno conhecida como pesquisa de clima organizacional.
Existem muitas vantagens para a organização e também o colaborador quando se aplica a pesquisa de clima organizacional:
- É um indicador dos níveis satisfação e insatisfação interna.
- Melhoria na comunicação entre os departamentos.
- Melhoria nos comportamentos, independentemente dos resultados obtidos.
- Indicador de necessidades de treinamento.
- Fornece subsídios para o planejamento e para implementação de mudanças.
Quando a organização implanta a pesquisa de clima eleva o índice de motivação, dos colaboradores, pois dentro desta ação está intrínseco a frase "sua opinião é muito importante para nós”.
Pesquisas indicam que colaboradores com baixos índices de motivação, utilizam somente 8% de sua capacidade de produção. Por outro lado, em setores/áreas/empresas onde encontramos colaboradores motivados este mesmo índice pode chegar a 60%.
Quanto ao modelo da Pesquisa de Clima, a organização deve implantar aquela se adapta com a realidade, linguagem e cultura de seus colaboradores.
Para a organização tenha sucesso na mensuração do clima organizacional é necessário, que além da credibilidade no processo, sigilo e treinamento, a área de Recursos Humanos deverá organizar uma equipe de apoio, onde os gestores serão os multiplicadores para auxiliar seus subordinadores no preenchimento da pesquisa.
Após a leitura desse texto, deixo a seguinte questão:
O Papel dos profissionais de Recursos Humanos é transferir aos empresários a responsabilidade pela “não” implantação do Clima Organizacional como ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL para o sucesso da organização?
Profa. Kellyn Telles Cunha
Do Curso de Pós Graduação
“Gestão Estratégica de Pessoas para Negócios”
Nenhum comentário:
Postar um comentário