domingo, 18 de dezembro de 2011

Gestão empresarial – Uma visão


Todas  tarefas em uma empresa podem ser delegadas, menos a visão de futuro. Esta é uma atribuição  exclusiva de seus criadores e dirigentes, que deve ser mostrada aos  colaboradores e constantemente reforçada.Quando isto é feito, instila-se a atitude de proprietário nos colaboradores,  que certamente se comprometerão com o futuro da empresa.
 
Estabelecido este ponto,  seus dirigentes poderão delegar mais , dedicando-se a cuidar do futuro da companhia, pois terão  pessoas administrando o lado operacional do empreendimento.
 
Acompanhar os movimentos do mercado e dos concorrentes é tarefa fundamental para todos os dirigentes. A batalha pelo futuro não começa como uma batalha pela participação de mercado, mas como uma batalha pela liderança intelectual.
 
Existem empresas que são inovadoras e são seguidas pelas demais e outras que seguem o mercado. Muitas  , embora não inovadoras , acabam tendo mais sucesso que as inovadoras, pois embora copiem os produtos os oferecem com mais competência e criam na mente do prospect a percepção de empresa de vanguarda.
 
Há uma frase em marketing que pode ser questionada , mas que carrega consigo muita verdade: “O que impulsiona o sucesso não são fábricas, instalações, produtos e pessoas, o que impulsiona o sucesso é ocupar um lugar na mente do prospect ”.
 
Quem tem enormes verbas para propaganda pode seguir esta frase ao pé-da-letra, quem não dispõe, e a maioria das empresas não dispõe, terá que estar ao lado do cliente para torná-la verdadeira, momento em que as pessoas exercem papel fundamental.
 
Acompanhando o mercado e os movimentos dos concorrentes, poderemos sempre descobrir “o que ” fazer para encantá-lo. Muitas empresas sabem o que fazer , porém os resultados não aparecem. Por que isto acontece?
 
Administração tem a ver com “como”. Muitas empresas estão obcecadas pelo “o que “ e esquecem  “ o como “ fazer. Quando as pessoas não sabem “ como “ fazer , não conseguem produzir  “o  que”.
 
É muito comum ouvirmos de dirigentes frases como:“ Sabíamos o que fazer e ainda assim falhamos “.
 
É importante considerar aqui dois pontos fundamentais :
1)      As pessoas sabiam  “o que” fazer , porém não sabiam “como” fazer
2)      As pessoas não falharam, desistiram de tentar
 
“Quando encontrar uma empresa de sucesso, saiba que  um dia alguém tomou uma decisão corajosa”,  diz Peter Drucker.
 
Um dos pontos fundamentais para o sucesso de qualquer empreeendimento é foco.
 
Quando se encontra o foco , fica mais fácil decidir  “ o que “ fazer e “ como ” fazer,  e a melhor maneira de encontrar o foco é encontrando o inimigo. Uma vez isolado o inimigo, o problema é identificado, com isso pode-se não só efetuar as correções necessárias como separar as oportunidades dos problemas.
 
Empresas eficientes enfocam as oportunidades e não os problemas.
 
Para que uma empresa encontre o caminho do sucesso seus dirigentes precisam observar tres pontos básicos:
1)      Ver o que está funcionando
2)      Focar
3)      Colocar a empresa nesse objetivo
 
É comum dirigentes irem ao mercado sempre em busca de mais idéias, implementando-as , com frequencia,  sem retorno.
 
Muitas empresas não precisam de mais idéias e sim de bom senso.Boas idéias estão por toda parte, bom senso sim é mercadoria escassa.
 
Com o envolvimento das pessoas na visão de futuro da empresa, além do comprometimento com os resultados , evitamos que estas alcancem regularmente o “título de herois em tempo de crise “.
 
Os  colaboradores estarão sempre dispostos a fazer grandes sacrifícios para atingir grandes metas, mas eles tem que saber quais são essas metas.Não basta forçá-los a se empenhar mais.
 
A gerência participativa não pode ser implementada de forma participativa, alguém tem que assumir a responsabilidade e isto só pode ser conseguido quando há comprometimento com o  futuro.

Ivan Postigo
Diretor de Gestão Empresarial
Postigo Consultoria Comunicação e Gestão
Fones (11) 4526 1197 / (11) 9645 4652
www.postigoconsultoria.com.br
Twitter: @ivanpostigo
Skype: ivan.postigo

Publicado em 28-Nov-2011, no site: www.gestopole.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário