terça-feira, 8 de junho de 2010

Cartilha do Gestor III



Habilitações Administrativas

A habilidade técnica do Gestor pode ser conseguida com a aquisição de conhecimento especializado, de aptidão analítica e de capacidade de utilização de instrumentos e técnicas específicas de cada função. É especialmente exigida como conhecimento básico dos serviços realizados em seu setor, pois, é óbvio, que só pode comandar quem sabe perfeitamente como são executadas as tarefas de seus subordinados.
A habilidade humana do Gestor é demonstrada pela capacidade de interagir com equipes de trabalho, agindo eficientemente como integrante do grupo, mas responsável pelo resultado da equipe. É muito importante que saiba perceber suas próprias atitudes, opiniões e convicções, exatamente para poder respeitar as personalidades individuais das pessoas de seu grupo de trabalho. É fundamental aceitar e levar em conta opiniões e percepções diferentes das suas. Essa habilidade é que ele deve praticar de maneira natural e constante para compreender o que os outros querem comunicar.
A habilidade conceitual também é importante, para que, através de uma visão sistêmica, o Gestor possa compreender a empresa como um todo em que, numa organização, as diversas funções dependem umas das outras e, principalmente, afetam umas às outras. Reconhecer tais relacionamentos e tomar consciência dos elementos importantes de cada situação afetam o êxito de qualquer decisão. Esta é a habilidade mais importante de qualquer nível da organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário