terça-feira, 15 de junho de 2010

Cartilha do Gestor V


Liderança

Como adquirir aptidões de liderança?
Numerosos são os cursos e atividades de treinamento nessa área, mas é bastante evidente que não se fabricam líderes. A liderança é um processo pessoal dinâmico – as técnicas variam segundo as circunstâncias e as pessoas envolvidas – onde o líder projeta a sua personalidade. Na empresa também ocorre ser rara uma grande capacidade de liderança, porque os administradores confiam mais em sua autoridade de comando e em motivação negativa (PUNITIVA!).
Em época de prosperidade se tornam fáceis as relações interpessoais, a supervisão, as condições de trabalho, os salários, as diretrizes e a segurança no trabalho.
Em tempos de adversidade (CRISE!!!) quando aqueles fatores podem ser reduzidos em volume, âmbito e qualidade, certamente mais atenção é dada à capacidade de liderança que pode até salvar a emprese se os aspectos de auto-aperfeiçoamento e recompensas do sistema motivacional foram postos em evidência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário