domingo, 29 de janeiro de 2012

Cadeia de Valor


Olá, gestores e proprietários de academias. Hoje, gostaria de apresentar a vocês um conceito muito importante relacionado a todo e qualquer mercado econômico: “cadeia de valor”.

 
Esse conceito busca representar o conjunto de atividades desempenhadas por uma indústria desde seus fornecedores de base, seus ciclos de produção e de venda até à fase da distribuição final. O conceito foi introduzido por Michael Porter nos Estados Unidos em 1985 e agrega todos os componentes de um determinado mercado desde os fabricantes até os distribuidores finais.
 
No mercado fitness, por exemplo, temos os fabricantes de equipamentos, que têm um faturamento e um lucro específico dentro do faturamento geral desta indústria; as academias, que também tem um faturamento e um lucro característicos; os próprios profissionais, que oferecem um aporte de mão de obra; os pequenos estúdios etc. Portanto, cada um desses “pedaços” tem um faturamento relativo do total que fatura a indústria como um todo.
 
Alguns de vocês podem se perguntar por que é importante discutir este tema em nosso mercado? Quando dizemos que a indústria do fitness crescerá 15% neste ano, estamos dizendo o conjunto de componentes desta indústria terão um crescimento de 15% em seu faturamento. No entanto, quando compreendemos o conceito de cadeia de valor, entendemos que isso não significa que as academias crescerão 15%; ou que os profissionais de fitness terão um aumento de 15% em seu faturamento. A indústria de fitness, como um todo, crescerá, porém algumas partes mais e outras menos.
 
Também é importante identificar qual a cadeia de lucro que está dentro da cadeia de valor. Imagine que o faturamento total [imaginário] da indústria do fitness é de R$ 100 milhões e que, deste montante, os fabricantes de equipamentos têm R$ 25 milhões; que as academias têm R$ 25 milhões; e os demais cinco ou seis participantes da cadeia de valor dividem uma pequena parte. Só que os R$ 25 milhões de faturamento pertencentes aos fabricantes de equipamentos conseguem atrair uma grande parte de lucro desproporcional, ou seja, 25% do faturamento proporciona a eles muito mais do que 25% do lucro.
 
Isso significa que os demais integrantes da cadeia de valor terão um faturamento e irão crescer, mas não terão tanto lucro. Portanto, o aumento de 15% no faturamento não significa que todos terão aumento no lucro. Quando falamos sobre Cadeia de Valor, estamos trabalhando com dois fatores distintos. O primeiro refere-se à importância econômica que cada participante da cadeia de valor tem no total da indústria, chamamos isso de participação de mercado; e o segundo diz respeito à participação que estes mesmos integrantes têm na lucratividade (participação de lucros).
 
Quando surgiram os primeiros estudos nos Estados Unidos sobre Cadeia de Valor, descobriu-se que do total da indústria americana de café, 65% do lucro pertencia aos distribuidores, que respondiam por somente 10% de todo o faturamento. Os distribuidores, que aparentemente agregavam pouco valor ao mercado, ficavam com boa parte do lucro da indústria cafeeira enquanto, os produtores, os transportadores e os distribuidores finais não tinham tanta lucratividade assim. O interessante é que quando esse estudo foi publicado, ele ajudou os demais participantes desse mercado a se reposicionarem.
 
Isso também pode acontecer o mercado fitness brasileiro. Quem tiver estes dados sobre participação e lucratividade na cadeia de valor do mercado fitness pode entender qual é a parte da indústria mais interessante para investimento. No atual momento de prosperidade econômica vivido pelo Brasil, em que o País está se abrindo para novos investidores, surgem oportunidades de investimentos em diferentes partes da cadeia de valor que tem maior possibilidade de lucro ou facilidade de crescimento.
 
A análise prévia da Cadeia de Valor permite com que os profissionais e gestores se posicionem no mercado e digam: “Estou no segmento da Cadeia de Valor que irá crescer tanto em lucratividade quanto em participação; ou somente em participação e nem tanto em lucratividade; ou vice versa”. Esse conceito serve para todos que participam do mercado fitness e deve ser usado para avaliar a capacidade e a quantidade de novos investimentos.
 
Alguns de vocês podem estar imaginando como é que um empresário decide inaugurar uma rede de 70 ou 200 novas academias; ou decide criar uma grande importadora de equipamentos, por exemplo. Para tomar essas decisões estratégicas, eles utilizam este conceito de Cadeia de Valor para determinar como farão esses investimentos dentro da indústria de fitness. Além de investir naquele nicho que eles têm mais habilidades, obviamente, visualizam estrategicamente naquele setor como poderão tem um crescimento nos lucros, que é o que movimenta a iniciativa privada.
 
Assim, caro leitor, você acaba de ser apresentado a um conceito moderno e fantástico para avaliar o mercado.
 
Até a próxima reflexão!

Publicado em 24-Jan-2012, por Luis Perdomo

Fonte: www.gestopole.com.br

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