quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Como o atendimento em vendas pode ser igual, se cada cliente é diferente?



Saber do que o cliente necessita e identificar seu perfil direcionando o atendimento para o mesmo é um dos segredos para o sucesso em vendas

Atender bem não se resume em ficar sorrindo, ter boa comunicação e aparência, vai muito além disso, ao observarmos as pessoas em nossa volta veremos que cada indivíduo possui um estilo, perfil, preferências e personalidades diferentes uns dos outros.

“Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém.”

Cada pessoa tem seu modo pensar, agir e sentir, por isso atendimento não pode ser um molde para todos, pois há de agradar a um e aborrecer o outro.

Inúmeras empresas poderiam estar vendendo muito mais se sua força de vendas estivesse preparada para atender cada perfil de cliente.

Muitas empresas se preocupam com vários setores e fatores que ocorrem dentro da mesma, mas o principal mesmo, que é a FORÇA DE VENDAS, às vezes é deixado de lado.

Vender não é ficar mostrando produtos ou atendendo apenas a demanda daquilo que o cliente solicita, mas é encantar, conquistar o cliente, convencê-lo sem forçá-lo, vender é uma arte e poucos são os que sabem trabalhar com ela adequadamente.

O único setor que gera receita para uma empresa é o setor de vendas, por isso ele deve estar bem preparado, é preciso aplicar neste setor bons treinamentos que irão qualificá-lo e não treinamentos que apenas ficam arrancando gargalhadas ou mostrando como se tira um coelho de uma cartola, afinal, se olharmos em grau de importância, este é o setor mais importante de uma empresa, pois é o único que gera receita.

É o vendedor quem representa sua empresa, ele não pode ficar desatualizado ou sem qualificação adequada, pois isso pode comprometer suas vendas e o faturamento, que compromete o administrativo, que compromete as contas com os fornecedores, que compromete toda a empresa.

Um bom vendedor sabe identificar seus clientes adequadamente, sabe dar um bom atendimento personalizado a cada um de acordo com seu perfil e necessidade.

Todo mundo fala de bom atendimento, mas uma definição adequada de bom atendimento nem todos têm; bom atendimento não é ficar apenas sorrindo ou ter simpatia, isso é obrigação. Bom atendimento é identificar o perfil e o tempo do cliente naquele momento, é direcionar o atendimento para aquele tempo, enxergar a necessidade do cliente e canalizar os argumentos para esse objetivo, é saber usar RAPPORT na hora correta, condicionando a venda para um momento favorável ao fechamento.

É importante identificar corretamente o cliente, pois é justamente através desta identificação que poderemos atendê-lo bem, de modo que ele fique satisfeito com nosso atendimento.


Jonas Pires  |  Publicado em: 06/09/2012, no site: www.qualidadebrasil.com.br

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