sábado, 6 de outubro de 2012

O seu Copo Está Meio Cheio ou Meio Vazio? (Parte 1)


Antes de ler este post, responda à pergunta: “este copo está meio cheio ou meio vazio?”  Agora, pense um pouco sobre a sua própria vida e responda: “o seu copo está meio cheio ou meio vazio?”

Esta pergunta está relacionada à nossa percepção sobre a vida; ou seja,  como cada um de nós percebe e interage aos desafios que nos são apresentados.Esta visão pode ser negativa ou positiva.

Como o objetivo deste blog é promover o auto desenvolvimento em sua vida e em sua carreira, inspirando-a a ir mais longe; a enxergar mais além, este post não vai ser diferente.

Se você respondeu que o seu copo está meio vazio… é porque, de alguma forma, algo não a está agradando neste momento de tua vida. Entretanto, como já conversamos em posts anteriores.. você pode sempre escolher entre dar foco ao que é positivo; ou, dar foco ao que é negativo... Só depende de você. A única questão aqui é que , segundo a “Lei da Atração”, aquilo ao que você der mais foco, é o que você terá mais – agora reflita: “ você quer ter mais do que você está tendo ou prefere ter mais do que não está tendo ( e quer!)... ainda...?”

O pensamento positivo está relacioanado à manifestação do que deseja e quer ter mais em tua vida ! Está relacionado ao copo que está meio cheio... com multiplas oportunidades a surgir !

A Clinica Mayo apresenta uma definição de felicidade da qual gosto muito:

O otimismo é a crença de que coisas boas vão acontecer com você e que acontecimentos negativos são retrocessos temporários a serem superados.

Eu simplemente amei esta definição. Sabe por quê? Porque sou a prova de que é verdadeira...

lembro-me de diversas passagens em minha vida em que as dificuldades eram tantas, que tinha vontade de desistir. Lembro-me bem do meu último ano de faculdade, em que o cansaço era uma constante em minha vida. Estava em um ótimo ambiente de trabalho, em um hotel 5 estrelas do Rio de Janeiro, recebia um excelente salário. Estava muito feliz, mas a minha jornada diária, como a de muitos brasileiros, não era nada fácil. Acordava às 5 da manhã, trabalhava o dia todo e corria para pegar o trem da central do Brasil, para conseguir chegar à Gama Filho às 19 horas, para assistir às minhas aulas “eletivas”. De vez em quando, tinha uma carona de moto com um colega de trabalho (eu rezava até chegar lá... porque ele furava o trânsito ! Muito obrigada !).

Chegava em casa um verdadeiro bagaço ! quando estava em semana de provas e a enxurrada de trabalho para entregar, tinha que ficar noites e noites dormindo apenas 3 horas, para dar conta.Nesta mesma época, dava aula de Inglês aos sábados, porque simplemente amava. Aos domingos, o que sobrava de tempo era para dormir e ver meu namorado.

Enquanto balançava no trem de um lado para outro, olhava para este copo da minha vida todos os dias... pensava se valia mesmo a pena tanto sacrifício ou se seria melhor me dedicar somente à faculdade como meu pai me dizia, deixando o emprego que gostava pra trás. Um outro lado pensava:”vou deixar a faculdade e ficar somente no emprego”... Mas, alguma coisa maior dentro de mim me dizia que aqueles momentos de sacrifício, passariam em breve.

Eu então sorria e seguia em frente ! Fui em pouco tempo promovida para uma área operacional, o que tornou meus desafios ainda maiores. Isto porque, na área operacional, tive a oportunidade de cumprir estágio entre 15:00 e 17:00horas, em RH, além do meu horário normal de trabalho (mais sábados, domingos, feriados e dias santos! Hotel não fecha, não é?). Lá na frente fui recompensada, sendo promovida em menos de um ano de casa, para a área de RH, em Recrutamento e Seleção... daí em diante, achei que tudo o mais que viesse, seria “piece of cake”

Uma das minhas marcas registradas sempre foi meu sorriso, minha alegria, minhas brincadeiras e, também, sempre  acreditar que haveria uma solução para tudo... Eu nunca desisto até tentar de tudo o que estiver ao meu alcance para superar um desafio, o que me abriu muitas portas !

Há pessoas neste momento, convivendo com problemas financeiros, com a perda do emprego, com a luta pela sua saúde. Há por outro lado, pessoas lidando com desafios mais corriqueiros, um pneu furado, o cancelamento de uma venda, o “não” de alguma proposta, etc... Seja lá qual for o tamanho do problema que você esteja passando neste momento... Ele vai passar e você será feliz se deixar.

A forma como você percebe, sente e  cocria, as suas adversidades, revelarão o seu poder pessoal, para se transformar e se tornar uma pessoa mais feliz. Enquanto, uma pessoa negativa coloca o foco no drama. A pessoa positiva, consegue colocar foco na superação do drama... simplesmente porque tudo o que a ela quer é ser feliz!

Em um estudo realizado, adultos que se mostraram pessimistas, com base em testes psicológicos,tiveram taxas de mortalidade mais elevadas ao longo de um período de 30 anos; do que aqueles que se mostraram otimistas. Sem dúvida, os otimistas eram mais saudáveis  porque eles eram mais inclinados a cuidar bem de si mesmos.

Qualquer coisa que pode dar errado vai dar errado - Murphy

É com esta frase de Murphy, que a Doutora Segerstrom, professora de Psicologia da Universidade de Kentucky, se inspirou para denominar seu livro: “ Quebrando a Lei de Murphy”(original Breaking Murphy´s Law). Em sua obra, explica que o otimismo não se baseia apenas em ser positivo; mas, na capacidade de se manter motivado e persistente.

Dra. Segerstrom e outros pesquisadores descobriram que ao  invés de desistir, se afastando de situações difíceis, os otimistas preferem atacar os problemas de frente. Eles planejam um curso de ação e focam em soluções.

Em seu ambiente de trabalho mantenha-se imune às fofocas. Simplesmente, esteja focado em seus objetivos e dê a si mesma,  a chance de perceber, a real situação (leia a minha série sun Tzu) na qual está: não se deixe poluir por pessoas que só conseguem enxergar o copo meio vazio. Encontre uma oportunidade diante dos desafios que considera os mais difíceis de ter vivido. A sua persistência é o seu maior recurso. É a sua persistência e a sua positividade, que alimentarão a sua motivação para ir em frente.

A  Dra. Segerstrom escreveu que, quando confrontadas com  pressões incontroláveis, os otimistas tendem a reagir através da construção de recursos existenciais - por exemplo, procurando algo bom para sair da situação ou usar o evento para crescer como pessoa de uma forma positiva.

Há pessoas que se melindram e arrastam pelo resto de suas vidas, o que tiveram que amargar com um chefe exigente. Se a situação for extremista, se o que lhe está sendo exigido está acima das tuas possibilidades, este é o seu momento teste: avalie o seu copo...

esta é ... a)uma oportunidade ou b) uma perda de tempo?

o que posso ganhar com este “enorme” desafio? a)desenvolvimento, aprendizagem, crescimento profissional, experiência? Ou b) perda do meu emprego? (Me diga, sinceramente,como vai saber se não tentou?)

o que meu chefe quer me oferecer neste momento?


Rejane Santos  |  Publicado em: 09/08/2012, no site: www.qualidadebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário