domingo, 7 de outubro de 2012

O seu Copo Está Meio Cheio ou Meio Vazio? (Parte 2)

 = Continuação =


Um desafio para saber até onde posso ir com minhas competências ou b) acabar comigo?

O mesmo pode acontecer em sua vida pessoal, em seus esforços para empreender. Tenha  sempre uma avaliação preciosa sobre a situação.

Faça  a análise do copo:

Faça uma análise das possíveis perdas e ganhos (uma lista para cada) faça uma outra listagem sobre suas competências e talentos para assumir os desafios da sua escolha. Exemplo. Resolvi comprar uma fábrica de biquini, mas estou em dúvidas (e muito medo) se isto vai dar certo...

Se não tiver nenhuma experiência no segmento, caberá colocar uma outra listagem sobre fraquezas/oportunidades de melhorias – “fazer um curso sobre o assunto, procurar o SEBRAE, etc...”

Buscar a ajuda de um coach que me oriente a focar em minha visão do meu negócio, minha missão, os fatores críticos para meu sucesso, etc...

A pesquisa indicou que uma propensão para o otimismo é fortemente influenciada  pela genética. Principalmente, pelos que governam os neurotransmissores no cérebro. O modelo de criação dos pais, também, desempenha um papel importante. Os pais que incentivam e amparam seus filhos, elogiando suas pequenas realizações, estão incentivando uma atitude otimista que poderá ser levada ao longo de suas vidas.

Com a orientação correta, muitos dos atributos de otimismo também podem ser aprendidos por adultos, segundo os estudos da Dra. Segerstrom e de outros pesquisadores.

Ela escreveu: As pessoas podem aprender a ser mais otimistas, agindo como  se fossem mais otimistas, que significa a ser mais engajados com e persistentes na busca de metas.

Em coaching, utilizamos uma técnica que se chama “como se”... em que solicitamos ao coachee que magine e aja “como se” um determinado evento, situação, fosse de forma diferente...

Se você se comportar de forma mais otimista, vai continuar tentando, em vez de desistir depois de um fracasso inicial. Você pode conseguir mais do que o esperado, escreveu ela. Mesmo que o esforço adicional seja bem sucedido, pode servir como uma experiência de aprendizagem positiva, sugerindo uma maneira diferente de abordar um problema semelhante na próxima vez.

Seus pensamentos são o transporte para mais do que quer ter ! É importante não negligenciar o poder do pensamento positivo. Tanto a Dra. Segerstrom, quanto os pesquisadores da Mayo recomendam tomar alguns minutos no final de cada dia para escrever três coisas positivas que aconteceram naquele dia, terminando-o com uma frase otimista.

Os pesquisadores da Mayo ofereceram estas sugestões:

Evite pensamentos negativos. Em vez de se concentrar sobre as perspectivas de fracasso, insista nos aspectos positivos de uma situação.

Independentemente da natureza do seu trabalho, identificar algum aspecto dele que seja pessoalmente gratificante, é muito positivo para continuar a sua jornada e alcançar o outro passo de onde quer chegar.


Cerque-se de pessoas positivas e otimistas. Mas saiba que se você é cronicamente negativo e está sempre vendo apenas o lado escuro das coisas, os otimistas em sua vida podem, eventualmente, desistir de você.

Concentre-se em situações que você pode controlar, e esquecer aqueles que você não pode Se você pensar de forma positiva, atrairá mais do que é positivo para a sua vida. Se, ao contrário, pensar de forma negativa e se entregar aos fatos... terá mais negatividade e mais dos fatos que não deseja ter.

A Co Criação é a extensão dos seus pensamentos !

Se você tem meu Mini ebook, deve ter visto na parte em que falo sobre Criar... as dicas de cocriação e lei da atração.

E você, qual experiência de superação já passou que poderia inspirar outras pessoas com a sua história positiva?

Vou adorar receber seus comentários !

A propósito: a minha escolha foi terminar a faculdade e continuar no emprego, dando aulas de Inglês aos sábados. O que veio depois... foi ultra fácil !

Pax,lux, até o próximo post !


Rejane Santos  |  Publicado em: 09/08/2012, no site: www.qualidadebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário